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Conheça 9 vantagens do supermercado virtual

Supermercado Virtual

O e-commerce é um segmento que está crescendo cada vez mais no Brasil. Só no primeiro trimestre de 2021 as vendas aumentaram 57,4% em relação ao mesmo período de 2020. Por isso, você precisa aproveitar todas as oportunidades que o supermercado virtual pode trazer. 

Estar na internet é fundamental para manter um contato mais próximo com o cliente, além de garantir que o seu negócio seja mais competitivo. Isso evita a perda de oportunidades para a concorrência e diversifica as experiências oferecidas para o consumidor. 

Diversos setores da economia têm apresentado excelente desempenho online, e o mercado virtual de alimentos também está crescendo. É a sua vez de dar uma alavancada nos negócios e explorar essa fatia de mercado. São várias as vantagens que isso traz, para o cliente e a sua empresa. Confira quais são as principais para entender por que você não pode ficar de fora do mundo virtual!

1. Maior comodidade na hora de comprar 

O mercado online é muito vantajoso para o cliente por causa da comunidade que ele encontra na hora de comprar. Não é preciso programar a rotina para separar um momento específico para ir até o supermercado, porque o supermercado está ao alcance de suas mãos pela internet. 

Assim, na hora em que for mais conveniente, o cliente pode fazer as suas compras sem sair de casa; e quem ganha com isso também é o seu supermercado. Afinal, o consumidor fica mais satisfeito com essa praticidade e não adia as compras por causa da falta de tempo.

2. Flexibilidade para fazer as compras 

A flexibilidade é mais uma das vantagens que o cliente encontra no supermercado virtual. Ele pode usar diferentes dispositivos com conexão à internet, a tecnologia que estiver mais familiarizado e for acessível para ele. 

Poder comprar a qualquer hora, até mesmo enquanto estiver almoçando; separar um tempinho antes ou depois do trabalho, no final de semana, enfim consegue se organizar da maneira como for melhor. Isso aumenta a sua satisfação e promove fidelização, já que vai dar preferência para quem oferece maiores facilidades.

3. Estratégias para personalizar a venda 

O mercado virtual disponibiliza para o lojista diferentes ferramentas e recursos para que ele possa personalizar suas vendas, atraindo ainda mais a atenção do consumidor e aumentando o número de conversões. 

É possível, por exemplo, utilizar banners com ofertas direcionadas. Também podemos segmentar de acordo com o perfil dos grupos de clientes e fazer entregas rápidas. Tudo isso melhora a experiência do consumidor e gera oportunidades

4. Ausência de filas 

A verdade é que ninguém gosta de pegar filas, e é esse é um aspecto que gera insatisfação no cliente. Ter que ficar esperando sua vez, seja no açougue ou no caixa, é bem desagradável. O supermercado virtual soluciona esse problema, deixando toda a loja à disposição de uma forma exclusiva para cada pessoa. 

Além de o consumidor se sentir mais satisfeito por essa comodidade, a ausência de filas aumenta a segurança para todos, ainda mais quando existe necessidade de manter o distanciamento social. E ainda, o próprio supermercado fica muito mais organizado, favorecendo o trabalho dos colaboradores.

5. Acesso fácil à lista de compras 

As boas plataformas de mercado online mantêm registrada a lista de compras anterior do cliente. Esse é um recurso desenvolvido para que ele possa comprar os mesmos produtos novamente, agilizando ainda mais suas compras para que não perca tempo adicionando tudo outra vez no carrinho. 

Essa é uma ótima estratégia que pode beneficiar também o próprio supermercado. Isso porque o cliente não vai esquecer nada e fará, mais uma vez, uma compra robusta. Além disso, ele pode acrescentar novos itens fazendo com que esse ticket seja mais alto do que o anterior.

6. Mais segurança 

Só pelo fato de não precisar se deslocar até o supermercado já garantimos mais segurança para o consumidor. Ele não se expõe no trânsito ou na rua, não corre o risco de ser assaltado, por exemplo. 

Mas não é só isso, porque o ambiente no qual o mercado online é criado também oferece transações muito seguras, minimizando possíveis ocorrências de fraude. Assim, o supermercado também tem a garantia de receber o valor devido.

7. Extensão do tempo de funcionamento 

Na loja física nem sempre é possível manter um horário de atendimento muito extenso, pois isso demanda manter uma equipe com diversos profissionais para atender os consumidores. Isso não é um problema quando se trata de um supermercado virtual, que permanece aberto 24 horas por dia e 7 dias na semana.

O cliente tem a facilidade de fazer as compras até de madrugada, se desejar. Para o lojista é uma excelente estratégia para ampliar o horário de atendimento sem a necessidade de pagar horas extras para os colaboradores, trazendo maiores possibilidades para quem não tem tempo durante o horário comercial.

8. Alcance de público maior 

Os supermercados físicos costumam atender os consumidores que estão mais próximos das suas instalações. Isso limita bastante o público alcançado, já que existem outros supermercados nos demais bairros que vão atender as pessoas que estão ao seu entorno. 

Fazendo o atendimento online é possível obter um alcance de público maior, como aconteceu com o supermercado Nidobox, afinal, vencemos essas barreiras geográficas. O cliente não precisa se deslocar e pode optar por receber as compras em casa, então, para ele não existe problema se o supermercado é mais ou menos distante, o que ajuda a aumentar a competitividade do seu negócio.

9. Aumento das taxas de conversão em vendas 

Tendo o próprio e-commerce, o supermercado conquista um aumento nas taxas de conversão em vendas. Isso porque tem a oportunidade de fazer com que mais pessoas adquiram os produtos da loja. Afinal, o cliente faz compras no conforto de casa, tem mais liberdade para pensar em tudo aquilo que precisa e pode visitar cada página com calma, sem pressa. 

Além disso, podemos aprimorar as estratégias de marketing, fazendo com que o alcance do público seja ainda mais extenso, como dito, vencendo as barreiras geográficas e fazendo vendas para diversos bairros. É possível lançar promoções exclusivas, entre outras ações que vão atrair a atenção do consumidor e aumentar as vendas.

Oferecer novas opções para o consumidor fazer suas compras é muito importante para que você desenvolva um diferencial atrativo. Aderir ao supermercado virtual favorece a experiência do cliente, melhorando a imagem do seu negócio no mercado e atendendo um público cada vez maior. Com isso, os retornos são grandes e proporcionam mais sucesso. 

A transformação digital já está acontecendo nos supermercados. Veja neste outro artigo o que você precisa fazer para não ficar para trás!