Entender o comportamento do consumidor é o que fará o seu negócio deslanchar e alcançar bons resultados. Entretanto, com o início da pandemia, em 2020, as coisas mudaram significativamente no varejo. E agora, com o avanço das imunizações e a retomada de muitas atividades, esse comportamento também deu sinais de mudança.
Neste artigo vamos trazer o que mudou, o que ficou consolidado para o próximo ano e como você poderá atender a esse consumidor. Fique ligado e não perca a oportunidade de sair na frente da concorrência. Boa leitura!
O que mudou no comportamento do consumidor moderno?
Em 2020, quando a pandemia começou, muitos países aplicaram lockdowns severos, e todo o comércio ficou fechado. Para sobreviver, muitos varejistas apostaram nas vendas online. Ou seja, o cliente conseguia comprar sem precisar sair de casa, e o varejista conseguia vender sem descumprir as novas regras.
Isso fez com que o valor de vendas por e-commerce disparassem em 2020, atingindo marcas históricas de 40,8 bilhões de reais em vendas. Inclusive, foi durante esse período que muitas pessoas fizeram a sua primeira compra online.
Mesmo com o avanço da imunização e o retorno de muitas atividades em 2021 o e-commerce não perdeu o fôlego. Apenas no primeiro semestre deste ano o e-commerce respondeu por 53,4 bilhões de reais em vendas no varejo. Isso porque os principais motivos que fizeram com que os clientes continuassem optando pelas compras online foram a comodidade, a economia de tempo e uma experiência simples. Se você for capaz de oferecer isso nas suas lojas físicas, somado a uma boa experiência de compras, focada no cliente, você terá clientes fiéis e que sempre voltarão a fazer negócio com a sua marca.
Estratégias para atender ao consumidor moderno
Confira algumas estratégias para se adaptar ao comportamento do consumidor num cenário pós-pandemia.
#1 Invista em estratégias sensoriais
A primeira estratégia para conseguir atender ao consumidor moderno que mudou de comportamento é o marketing sensorial. Essa área do marketing tem como objetivo despertar os cinco sentidos dos clientes e tornar a experiência de compras mais agradável.
Existem diferentes ações que podem ser implementadas no supermercado que tenham esse foco. Por exemplo, você pode oferecer degustação de produtos, despertando o paladar do cliente e fazendo com que ele compre aquele item que está experimentando. Já a visão pode ser estimulada mantendo-se a organização do supermercado, funcionários uniformizados ou caprichando na decoração nas datas comemorativas.
O olfato pode ser estimulado mantendo-se o ambiente sempre limpo e evitando qualquer cheiro desagradável. Ainda, se você possuir uma padaria, o cheirinho de pão fresco é extremamente convidativo. O tato também pode ser estimulado quando o cliente pode pegar os produtos de interesse, analisar a embalagem de perto.
Entretanto, uma das estratégias de marketing sensorial se destaca, é a rádio personalizada, que estimula a audição. Com ela você pode reproduzir uma playlist que converse diretamente com o seu cliente, fazendo com que ele se sinta confortável no supermercado. Desta forma, a tendência é que ele passe mais tempo na loja e compre mais, fazendo com que as suas vendas aumentem. A rádio também ajuda a reforçar a sua marca, já que a música é uma aliada na hora de transmitir a mensagem que você quer passar para o consumidor.
#2 Ofereça omnichannel
Outra forma de se adequar ao comportamento do consumidor moderno é oferecendo uma experiência omnichannel. Ou seja, permitindo ao consumidor escolher a forma que ele prefere e que seja mais conveniente para interagir com a sua marca.
No caso do supermercado, vamos supor que você ofereça ao cliente a possibilidade de compras através do site, aplicativo e na loja. O cliente pode optar pelo app para delivery de supermercado, pagando um determinado valor de frete, ou então retirar a mercadoria na loja, sem nenhum custo adicional. Quando o cliente retira na loja os produtos, ele ainda ganha um cupom de desconto para ser utilizado na loja física. E quando ele compra na loja física, ganha um cupom de desconto para as compras virtuais.
Vale a pena ressaltar que para oferecer uma experiência omnichannel para o consumidor moderno você precisará investir em tecnologia. Todos os sistemas do seu supermercado precisam estar integrados. Desta forma o acesso às informações fica muito mais fácil e, tanto o cliente, quanto os funcionários do supermercado, conseguem acessar qualquer informação, independentemente da plataforma utilizada pelo cliente.
#3 Modernize o checkout
Como falamos anteriormente, para fisgar o consumidor moderno e garantir uma posição de destaque entre a concorrência, é preciso investir em tecnologia e inovação no supermercado. E isso significa modernizar o checkout da sua loja.
Uma das tendências é o self checkout, em que o cliente é o responsável por passar os produtos nos caixas e efetuar o pagamento. Isso sem precisar interagir com nenhum funcionário e de forma muito mais rápida.
Dentre as principais vantagens de implementar o self checkout estão a diminuição das filas e a economia de espaço. Isso porque esses caixas ocupam menos espaço, um caixa convencional pode dar lugar a quatro self checkouts.
Outra forma de modernizar o checkout é oferecer a possibilidade de pagamento instantâneo, o tal do PIX. Assim, o cliente terá mais uma forma de pagamento para escolher como quer pagar pelas compras. Além disso, essa é uma forma de aumentar o capital de giro do supermercado, já que o dinheiro cai imediatamente na sua conta.
Neste artigo você conheceu três formas de se adaptar ao comportamento do consumidor moderno e fidelizar os seus clientes. Para mais dicas, você pode acessar o blog da Listenx.
Para conferir mais artigos ricos como este, cadastre-se na nossa Newsletter semanal e tenha semanalmente informações valiosas sobre o varejo supermercadista: