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Comportamento de compra e relacionamento com as marcas

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Que o comportamento de compra dos consumidores mudou consideravelmente durante a
pandemia do novo corona vírus, todos nós já sabemos. No entanto, este não é o único fator a afetar a forma com que as pessoas fazem suas compras: o ritmo de trabalho, a correria do dia-a-dia e a busca por praticidade fazem com que experiências de compras mais rápidas sejam as que tenham maior procura pelos consumidores atualmente.

Compras de supermercados são necessárias e recorrentes na vida de todas as pessoas. Por isso, investir em tecnologias que atendam de forma rápida e prática às necessidades
dos consumidores, além de trazer credibilidade e reconhecimento para a sua marca,
fideliza e encanta seus clientes, afetando diretamente a receita do seu negócio.

Se você deseja se destacar e conquistar clientes fiéis, continue a leitura e aprenda a usar
as melhores estratégias para o seu comércio!

Quais as melhores práticas para encantar o consumidor moderno?

Tecnologia é uma das palavras de ordem na hora de encantar o cliente. Isso porque a
transformação digital está acelerada, exigindo que as empresas modernizem e otimizem os
seus processos para não ficarem atrás dos concorrentes. Acompanhe as subseções a
seguir e veja as principais estratégias a serem adotadas!

Invista em estratégias sensoriais

A primeira estratégia para atingir e surpreender o seu cliente é mudar a abordagem e
desenvolver o chamado Marketing Sensorial. Aqui, o objetivo é despertar os cinco sentidos
e gerar a melhor experiência possível.

Você pode promover a degustação de produtos para estimular o paladar e fazer o cliente
comprar aquele que mais lhe agradou. Em relação ao olfato, aposte em um ambiente
sempre limpo, livre de odores desagradáveis, ou até mesmo de um café feito na hora caso
você possua uma cafeteria, por exemplo.

Para a visão, a organização é sua aliada. Mantenha seus funcionários uniformizados e
capriche nas decorações em datas comemorativas. Na hora de estimular o tato, deixe os
produtos sempre à mão dos clientes, de modo que eles possam tocar e analisar as
embalagens de perto.

E por fim, mas não menos importante, a experiência auditiva. Utilize esta estratégia para
conversar com o seu cliente, criando um ambiente agradável por meio da música. Quanto
mais confortável o consumidor se sentir, maior será o tempo no seu estabelecimento.

Ofereça atendimento omnichannel

Uma experiência omnichannel significa permitir que o consumidor escolha a melhor
maneira de interagir com o seu negócio, seja por site, app ou loja física, por exemplo.
É importante lembrar que oferecer experiência omnichannel exige investimento em
tecnologias para que todos os sistemas do seu negócio estejam integrados e funcionando
perfeitamente.

Modernize o processo de checkout

Como dito anteriormente, para fisgar e fidelizar o cliente em potencial é preciso investir em
tecnologias e estar sempre inovando.

Uma tendência que pode ser implementada é o self checkout, onde o consumidor é
responsável por todo o processo de compra, inclusive passar os produtos no caixa. Além
de economizar o tempo do cliente que não precisa esperar em filas, esta tecnologia
economiza também espaço no seu estabelecimento.

Como conhecer o comportamento do consumidor no supermercado?

Uma vez detectado o comportamento do consumidor, o lojista pode adequar o negócio e
fazer melhorias contínuas. Separamos para você algumas dicas que ajudarão nesse
sentido, aumentando, portanto, as chances de o cliente comprar com recorrência. Acompanhe!

Faça um planejamento

Antes de começar um estudo sobre o comportamento do consumidor, o planejamento é
crucial. O intuito é saber quais informações são mais relevantes para o seu negócio, que
tipo de cliente será entrevistado e quantas pessoas serão entrevistadas, por exemplo.

Monitore as redes sociais

Não há dúvidas que as redes sociais promovem o alcance de um público muito mais
amplo. Com uso das ferramentas adequadas é possível coletar informações valiosas das
pessoas que seguem a página do seu estabelecimento. Aposte na criatividade para atrair a
atenção do seu público-alvo e captar as informações buscadas na sua pesquisa.

Pesquisa de opinião

As pesquisas de opinião vão ajudar a ter uma noção exata do perfil de consumidor que
mais compra no seu estabelecimento.

Existem empresas especializadas nesse serviço, mas caso opte por usar a sua própria
equipe na hora de realizar esta tarefa, lembre-se de oferecer um treinamento adequado,
para ela ser bem feita e o cliente não se sentir incomodado.

mudança_de_hábitos_de_consumo_atual

O que influencia a escolha dos clientes no supermercado?

O fator mais relevante que influencia o consumidor no supermercado é a proximidade do
cliente com o estabelecimento. No entanto, o que, de fato, determina as suas preferências
é a sua classe econômica.

Um estudo feito pelo IBGE mostra que as classes A e B são mais influenciadas pela
variedade de produtos, seguido de promoções e qualidade. Já as classes C, D e E
procuram promoções e preços baixos, seguidos de qualidade e variedade.

Quais os produtos mais comprados pelos consumidores?

Estudos realizados pela CVA Solutions mostram quais os produtos mais atraem os
consumidores aos supermercados. São eles:

  • higiene e beleza: 3.4%;
  • alimentos da cesta básica: 35,8%;
  • frutas, legumes e verduras: 12.9%;
  • bebidas alcoólicas: 3.1%;
  • carnes e aves frescas: 10.9%;
  • produtos de padaria: 3.1%;
  • produtos de limpeza: 4.4%;
  • produtos congelados: 2.6%;
  • laticínios: 3.7%;
  • frios e embutidos: 2.6%.

De posse das informações citadas, é possível utilizar estratégias promocionais para as
mercadorias que mais levam os consumidores aos supermercados e, assim, aumentar as
vendas e a gama de clientes.

Como o aplicativo de compras do supermercado auxilia na fidelização do cliente?

O futuro das relações comerciais está na tecnologia e começar a investir hoje no seu
negócio vai fazer você se destacar no mercado. A Mercadapp conta com diversos
benefícios para o seu supermercado online:

  • app personalizado, para ficar com a cara do seu negócio;
  • site intuitivo e design responsivo que se adapta ao dispositivo;
  • encarte digital para a divulgação dos produtos.

Além do aplicativo de compras do supermercado, oferecemos também uma plataforma de
e-commerce, auxiliando a impulsionar canais de vendas online. Nossa solução permite
ainda a integração com lojas físicas para uma experiência omnichannel, com tecnologia
voltada ao atendimento das necessidades do varejo de alimentos.

Acesse o nosso site agora mesmo e obtenha mais informações de como nossa solução
pode atrair, vender e fidelizar os seus clientes!

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