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Como vender mais no seu supermercado?

Como vender mais no supermercado

Se você chegou aqui, é porque você quer saber como vender mais e melhor! Então vamos começar com uma pergunta que pode parecer simples, mas é de tamanha importância para o aumento de suas vendas: Você conhece seu público alvo? 

A falta de conhecimento sobre o público alvo é um erro comum de todos os seus concorrentes, que tal sair na frente? Não se feche ao conhecimento de que todo tipo de pessoa vai às compras, o seu cliente, especificamente, tem alguns traços próprios.
Como por exemplo:

  • O local em que sua loja está localizada;
  • Quais são os concorrentes locais;
  • Qual o preço médio das mercadorias, entre outras. 

É importante também analisar o comportamento dentro de sua loja: Quais são as áreas mais movimentadas? Os clientes compram muitos produtos em promoção? Como está sua venda de produtos naturais?

São perguntas como essas que vão te ajudar a unir dados e conhecer melhor o seu cliente. 

Com essa resposta em mãos, vou te dar 6 dicas para aumentar suas vendas e deixar seus clientes ainda mais encantados com seu supermercado.

A dica inicial é super simples e já pode fazer uma grande diferença dentro de sua loja física: 

#1 Coloque alimentos frescos na entrada de seu supermercado


Destacar alimentos frescos ou que acabaram de sair do forno bem na entrada de sua loja farão com que o cliente sinta fome e, muitas vezes, compre aqueles produtos por impulso. Mas para isso, é importante que você saiba quais são os produtos que deixam seu público alvo com água na boca. A compra através do impulso pode aumentar bastante as suas vendas. 

#2 Cuide dos sensoriais da sua loja 


De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, foi apontado que
95% das nossas decisões de compra são inconscientes, e que compramos de acordo com nossas sensações. 

O nosso sensorial é composto de: visual, auditivo, gustativo, olfativo e tátil. Como você está olhando para essas sensações em sua loja? 

#3 Aprimore a experiência no seu ambiente


Você já parou para analisar o que seus clientes sentem enquanto passeiam pelos corredores e escolhem os produtos? 

Sem nenhum tipo de estímulo, eles podem sentir tédio, pressa ou até desconforto. Esse não é o cenário ideal para que comprem mais. 

Com bons estímulos, os clientes podem se sentir alegres, dispostos e relaxados. Isso envolve todos os aspectos do ambiente: luz, layout, limpeza e até a música. Cada detalhe que acione alguma sensação positiva fará diferença para que o cliente se sinta acolhido e mais disposto a consumir. Além disso, com uma experiência satisfatória, ele se sentirá mais propenso a retornar. 

Além da ativação sensorial, podemos pensar nos hábitos de seus clientes.

Uma dica simples como colocar os produtos destinados às crianças em prateleiras mais baixas, que possam ser vistas por elas, poderá aumentar suas vendas. 

Também é sabido que os consumidores tendem a prestar mais atenção aos produtos que estão no final dos corredores — empilhar os produtos mais vendidos do mercado nesse local é uma boa estratégia. 

Colocar seus produtos mais caros nas prateleiras mais chamativas ou em lugares mais visíveis também é uma dica clássica para aumentar o lucro de sua empresa. 

Lembre-se sempre: Estude os hábitos de seus consumidores e trace as estratégias mais eficazes para atrair clientes e vender seus produtos de maior valor. Por exemplo: Você sabia que a maioria das pessoas geralmente lança o olhar para o lado direito enquanto faz suas compras? Uma boa ideia nesse caso, é organizar os produtos mais relevantes do lado direito dos corredores. 

Nesse momento pandêmico em que estamos passando, o uso de álcool em gel para desinfecção, um tapete umidificado para o combate de agentes infecciosos, por exemplo, podem ser uma maneira de gerar sensação tátil e visual de atenção e cuidado com seus clientes. 

E não esqueça da acessibilidade e da inclusão. Esse é um dos grandes diferenciais de qualquer negócio.

Garanta que tenha rampas de acesso e colaboradores na sua equipe que saibam se comunicar, por exemplo, em libras. A melhor forma de garantir isso é tendo uma equipe marcada pela diversidade. Somente conhecendo as dores é possível implementar soluções que atendam às suas necessidades. 

#4 Aprimore a experiência de atendimento ao cliente


Mesmo que a sua loja atinja as expectativas em todos os quesitos — preço, variedade de produtos, limpeza, sensorial, etc. — Se houver mau atendimento, a experiência do cliente ficará manchada com essa percepção.


Para evitar desgastes desse tipo e garanta que todas as estratégias para vender mais se completem, invista em treinamentos e recompensas para os funcionários. 

Complemente sua leitura com o artigo: Como encantar o cliente no meu supermercado

#5 Trabalhe com marcas próprias


Você já deve ter visto algumas redes de supermercados venderem produtos de marcas próprias. Não é difícil encontrar fornecedores e apenas alterar a embalagem, mantendo a fabricação no mesmo patamar e qualidade.


Com isso, você pode reduzir o valor do produto, atraindo mais consumidores e ainda reforçando sua marca. O lucro também tende a aumentar por conta dos custos reduzidos de produção.

Além disso, tenha seu próprio cartão, negócios que têm cartão private label (marca privada)  aumentam, e muito, a possibilidade de atrair clientes e fidelizá-los.

Usando o serviço, o empreendimento pode ter um sistema de pontos ou promoções exclusivas, que fará com que o cliente retorne ao seu supermercado mais vezes.

#6 Ative e aprimore sua presença online 


Nenhum negócio hoje pode ficar para trás na corrida tecnológica. Qualquer loja que tenha um
site está automaticamente à frente da concorrência, mesmo que seja pelo simples fato de ativar a presença online. 

As redes sociais vieram para ficar, e quem não as usa corre o risco de se tornar obsoleto.

Para atualizar seus clientes sobre promoções e novos produtos, divulgar campanhas e criar relacionamento com eles, é totalmente necessário que você marque sua presença nas redes sociais.

O Marketing Digital, hoje, é a nova forma de propaganda boca a boca. Considere expandir seus esforços de marketing realizando investimento financeiro em campanhas. As campanhas de alto impacto e curto prazo tendem a ser particularmente eficazes para melhorar vendas. 

Marketing Digital para Supermercados

Anteriormente, a presença digital em redes sociais e sites institucionais já eram suficientes para uma forte presença online, entretanto com a opção de delivery cada vez mais requisitada, para ser uma empresa digital é preciso mais do que isso.

O
delivery se tornou uma tendência devido ao isolamento causado pela pandemia, todavia, antes mesmo desse cenário, já era visível uma tendência dessa modalidade de serviço, que iniciou-se em eletrodomésticos, livros e depois foram sendo consolidados nos aplicativos de restaurantes e agora em supermercados. 

É interessante destacar que você precisa investir na experiência do usuário tanto no site como no aplicativo. 

Muitas vezes, os clientes acabam buscando outra solução pela tecnologia não oferecer a navegabilidade ideal, bem como as opções de pagamento. 

Um dos grandes diferenciais para você ter um e-commerce de qualidade, é a sua personalização e humanização

Para ficar claro como podem ser aplicadas, vamos a um exemplo: Suponha que o seu supermercado começou a atuar com as vendas digitais. Você pode oferecer opções personalizadas para separação daquele produto como: para consumo imediato, para consumo em dois dias, três dias.

Aplicativo Supermercado Pinheiro

Essa e outras personalizações como listas de compras, lembretes de compras, categorias personalizadas e bate papo ao vivo ajudam muito no dia a dia do cliente.

É importante pensar numa plataforma que te ofereça todos esses detalhes, porque isso faz toda a diferença na hora do cliente definir em qual supermercado vai fazer o abastecimento de sua casa.

Considera ter uma solução de e-commerce própria para o seu supermercado? Fale com nosso time e agende sua consultoria totalmente gratuita.

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