fbpx

Como melhorar a experiência de compra do seu mercado online?

experiencia-de-compra-mercado-online
Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company 76% dos brasileiros agora fazem compras de mercado online, isso significa que seu supermercado cada vez mais deve gerar experiências positivas a partir de cada interação desse consumidor com a sua marca. 

Mas você deve estar se perguntando como fazer para que o seu cliente tenha a melhor experiência de compra online possível com o seu supermercado, e é exatamente sobre isso que vamos falar nesse artigo. 

Já podemos adiantar que não existe uma fórmula mágica para isso, mas existem algumas ações que podem melhorar o relacionamento com o cliente e até mesmo aumentar as chances de conversão com o seu supermercado. 

#1 Agir fundamentado no cliente


Sabemos que a pandemia modificou os hábitos de consumo e que de 2020 até aqui muita coisa mudou inclusive a forma como o seu cliente interage com sua marca. Os consumidores
estão mais exigentes, atuam em multicanais e querem ter o mesmo atendimento, seja no ambiente físico ou digital.

De acordo com um estudo divulgado pelo BCG, a internet influencia mais de 50% das compras efetuadas em lojas físicas pelos consumidores conectados, ou seja, além de afetar a relação com a sua loja física também impacta diretamente na performance da sua loja online, visto que esse cliente pode escolher qual a melhor forma para adquirir os produtos de seu supermercado. 

É de suma importância entender que conhecer profundamente o comportamento de compra do seu cliente influencia diretamente na superação das expectativas do mesmo com a sua marca, e quando falamos do mercado online nos vemos cercados por vários rastros que esse cliente deixa ao interagir conosco quase que 24 horas por dia, portanto seu supermercado deve estar atento e com esses dados em mãos para agir da melhor forma possível ao conectar com o cliente, sabendo previamente quais as expectativas estão implícitas a uma compra, quais os melhores canais para se relacionar com este cliente, entre outros dados, essas informações possibilitam tratá-lo de maneira personalizada consequentemente aumentando as chances de compra em sua loja. 

#2 Invista em experiências digitais simplificadas 


Falamos acima do perfil de consumidor exigente, que atua em multicanais e quer experiências rápidas e dinâmicas, portanto seu supermercado deve oferecer inúmeras possibilidades a esse cliente, desde a compra na loja física com
self checkouts até opções de entregas e recebimento das compras em loja de forma personalizadas, assim seu supermercado será visto como o que melhor se adequa às necessidades dos clientes quando eles precisam. 

Quanto mais sua loja estiver adaptada para atender os desejos do consumidor no momento em que eles necessitam, mais sua loja será bem vista e considerada como referência para eles, além de lhes render:

  • Indicações 
  • Compras recorrentes 
  • Aumento de ticket médio e muitas outras vantagens. 

O ideal é entender como a tecnologia implantada no seu supermercado pode gerar um impacto positivo na experiência do cliente, visto que a ideia é facilitar a jornada de compra e torná-la o mais dinâmica e personalizada possível, para isso é importante seguir a primeira dica e entender o que verdadeiramente o seu consumidor vem buscando obter das experiências de compra no seu mercado online, a partir disso é possível implementar melhorias e adequar a rotina do seu supermercado.

como-preparar-sua-equipe-para-vender-online

#3 Atenção a descrição e imagens dos itens


Um dos maiores motivadores de desistência nas compras online é a
falta de informação sobre os produtos, por isso seu supermercado deve se atentar rotineiramente a descrição e imagens dos itens cadastrados na plataforma de vendas online do seu supermercado.

Esclareça de maneira direta as informações necessárias e importantes sobre aquele produto aos seus clientes, tenha em mente que quanto mais informações ele tiver sobre aquele produto maiores são as chances dele adicionar ao carrinho de compras, além do mais é importante fazer o uso de palavras chaves na descrição dos itens pois ajuda na sua estratégia de tráfego orgânico, com o SEO, o que influencia no ranqueamento nos mecanismos de busca.

É essencial que além de descrições bem completas e objetivas, as imagens estejam com qualidade e atualizadas, afinal o apelo visual conta bastante quando falamos de vendas online, seguindo o mesmo princípio das descrições quanto mais detalhes e ângulos você puder mostrar dos produtos melhor para seu e-commerce, queremos que o cliente deseje aquele produto a ponto de incluir no carrinho de compras e levar para casa. 

Na Mercadapp contamos com um time de cadastro específico para suprir essa demanda, onde a plataforma do seu mercado online estará sempre atualizada e otimizada com todas as informações necessárias.

#4 Cuidado com a usabilidade

Uma pesquisa do Google revelou que 53% dos visitantes abandonam os sites mobile que levam mais de três segundos para carregar a página. E, para cada segundo que o usuário espera pelo carregamento do site, a taxa de conversão diminui em 12%, e não se engane o mesmo ocorre em sites e apps, se sua usabilidade está prejudicada você está perdendo vendas. 

Não adianta ter um e-commerce em que seu usuário não consegue acessar uma tela, ou finalizar uma compra, ao invés de se beneficiar com esse novo canal você está se prejudicando, uma das coisas mais importantes na hora de avaliar a aquisição de um e-commerce é a sua usabilidade, que significa a capacidade que um site ou app  tem para ser usado por qualquer pessoa. Quanto mais simples, fácil, direta e objetiva for a página, melhor para o seu cliente e, consequentemente, para as suas vendas.

Atente-se sempre em ter uma navegação simples e intuitiva, legibilidade de textos,  qualidade das imagens, velocidade no carregamento das páginas, acessibilidade aos usuários, tutoriais ensinando o passo a passo, transmissão de segurança dentro da plataforma e um checkout facilitado. 

#5 Aposte em um canal de atendimento rápido e eficaz 

Uma experiência ruim no processo de compra se espalha rapidamente, além da possibilidade de comentar sua experiência em diversas plataformas na internet, os comentários negativos também são compartilhados entre conhecidos. 

Segundo o relatório feito pela Zendesk sobre a quantificação do atendimento ao cliente no Brasil, foi reforçado que cerca de 96% dos clientes compartilham suas experiências de compra com outras pessoas.

Ou seja, investir em um canal de comunicação que preza por um atendimento de excelência não é uma tarefa fácil, muita gente acredita que está atingindo o máximo de potencial desse canal mas na realidade não está atingindo as expectativas dos clientes, entretanto alguns passos são fundamentais para que seu supermercado possa obter sucesso nos canais de comunicação, como por exemplo a realização de treinamentos com seus funcionários, incentivando-os a serem atenciosos e disponíveis em solucionar as dúvidas dos clientes, ter uma comunicação clara e objetiva, falando a mesma linguagem do seu cliente, além de contar com um canal integrado ao seu e-commerce, como um chat, que pode ser acionado pelo o cliente sempre que ele desejar durante sua jornada de compra. 

Implementar melhorias na experiência de compra do seu mercado online é um trabalho constante, é imprescindível que seu supermercado esteja sempre atento às tendências do varejo, entendendo profundamente sobre o comportamento de compra do cliente e sobre as efetivas mudanças que vão proporcionar a sua loja obter sucesso nas vendas online.

 

assinatura-da-especialista-mercadapp

Categorias
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp