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Como encantar o cliente do seu supermercado?

Em meio à rotina corrida, que bom que você conseguiu parar para ler este artigo! O que vamos te ensinar hoje remete à forma como você vai gerenciar o atendimento do seu supermercado, então continua lendo para conferir! 

Em um mercado que conta com cada vez mais ferramentas e tecnologias para otimizar processos e mensurar as métricas, o relacionamento com o cliente ainda tem muito o que avançar.

Nós estamos vivendo na Era do Cliente, onde os consumidores nunca tiveram tanta informação e controle do processo de compra. Por isso, a importância de um bom atendimento online. Neste artigo, vamos entender o que é um atendimento ao cliente de qualidade e como encantar seus consumidores através do atendimento.

A importância do atendimento de qualidade

Busque preservar o relacionamento com o cliente, fazer com que ele se sinta valorizado e encontre maneiras eficientes de resolver o seu problema. É de grande importância o supermercado focar no bom atendimento ao cliente, pois desta forma, ganhará o cliente e seu negócio terá mais sucesso! Outro ponto que deve ser bastante olhado, é a humanização no atendimento, para construir um vínculo com o cliente.

Quando trata-se de atendimento online em supermercado, não é diferente, mas requer ainda mais esforços. O alcance de informações nos dias de hoje está muito mais rápido e exigente e, com isso, o avanço tecnológico e a experiência de compra tornou-se um diferencial competitivo para as empresas. 

Se você quer se diferenciar e se destacar no mercado por meio de um atendimento que surpreenda positivamente, o primeiro passo é entender quais as expectativas dos clientes e compará-las com o que você entrega hoje. Assim, vai ser possível traçar um plano de ação focado em chegar no estado ideal.

Use a tecnologia a favor do atendimento 

Utilize-se das tecnologias para gerar um atendimento mais rápido e próximo no seu cliente. Isso irá ajudar na agilidade de respostas ao cliente sem precisar esperar muito tempo para tirar uma dúvida, fazer uma reclamação. Isso contribui na eficiência do atendimento e na redução do tempo de espera.Todas essas vantagens resultam em um bom suporte ao cliente! 

Um estudo global realizado pela empresa Verint, líder global em soluções de inteligência acionável, com mais de 24 mil consumidores de 12 países, incluindo brasileiro, mostrou que chegamos a um ponto de inflexão digital, diz o estudo, no qual as empresas devem equilibrar as demandas de serviço digital e humano. 

As empresas estão respondendo ao crescente mundo digital e devem continuar nesse caminho, mas por outro lado o estudo revela que 79% dos consumidores ainda preferem se relacionar com empresas que possuem o atendimento humano como parte do serviço de atendimento ao cliente e 83% dos entrevistados acreditam que falar com uma pessoa sempre será uma parte importante da equação de serviço ao cliente.

Um atendimento humano, carinhoso, um brinde, uma ajuda extra, um pedido de feedback, tudo isso pode ser aplicado como diferencial para seu cliente. Cliente satisfeito com sua jornada são clientes fiéis que ajudarão na imagem da sua marca!

Estratégias e dicas para um atendimento on-line de sucesso

Entendendo o que compõe um atendimento de qualidade e a importância de investir no contato com o cliente, listamos algumas dicas para você colocar em prática no seu supermercado!

  • Empatia

Coloque-se no lugar do cliente e resolva cada problema como se fosse seu. Como por exemplo, no Nubank, os atendentes são orientados a sempre tratar o cliente da mesma forma que gostariam de ser tratados e esse é um dos segredos de uma das marcas mais queridas pelos brasileiros na atualidade. É ter o prazer em solucionar o problema do cliente, e fazer como se ele fosse seu.

  • Surpreenda seu cliente

Fazer mais do que o cliente espera no atendimento é excelente para surpreendê-lo Algumas formas de surpreendê-los são:  enviar cartinhas à mão, brindes, até mesmo uma ligação para saber como está o produto ou serviço, ajuda muito para encantar seu cliente;

  • Colete feedbacks 

É muito importante para saber as dores do cliente, a satisfação dele com o atendimento, suas necessidades, pontos a serem melhorados na empresa. Após implementar as sugestões enviadas por eles, informá-los e agradecê-los;

  • Capacite a equipe de atendimento

Para que consigam atender o cliente, resolver suas dúvidas, problemas e mostrar segurança no atendimento. Como por exemplo marcar momentos com a equipe e expor as metas da empresa, os produtos ou serviços que estão comercializando e trarão benefícios aos clientes. Motivar os funcionários, incentivar a fazer cursos online de atendimento ao cliente, mostrar ao time como está o mercado de atuação do seu supermercado, seu posicionamento e da concorrência. Capacitá-los também, com treinamentos de planejamento, organização. É muito importante também, ensinar aos colaboradores como realizar atendimento mais humanizado. E com isso, estimulá-los a se colocar no lugar do cliente.

  • Agilize

Como o cliente recebe informações a todo momento, o mínimo que ele espera de sua empresa, é a velocidade no atendimento. O que você pode fazer para o atendimento ser mais rápido, é evitar deixar o cliente esperando, não escrever textos muito longos, saber o máximo de informação possível sobre seu serviço para evitar transferir atendimentos e conseguir dar respostas objetivas e claras.

  • Tenha interesse

Mostre interesse de ouvir seu cliente, muitas vezes ele quer ser escutado e não apenas resolver algum problema; 

  • Seja honesto

É importante prometer apenas aquilo que sua loja pode entregar. Não iluda seu consumidor;

  • Humanize 

Dê atenção especial ao seu cliente, crie laços mais fortes no relacionamento entre a sua marca e cliente e agregará valor a sua empresa e

  • Personalize 

Manter o relacionamento personalizado, pode ser o diferencial para encantar seus clientes, uma mensagem carinhosa após o atendimento, pode melhorar o dia daquela pessoa. 

Trabalhar com o encantamento do cliente traz vários benefícios para o supermercado: o cliente satisfeito vira um defensor de sua marca, faz a propaganda de sua loja, trazendo novos clientes.

Não é uma atividade simples, mas, quando realizada com sucesso, gera fidelização, benefícios para a imagem da empresa e em sua produtividade. Que tal a partir de agora, praticarmos essas dicas? Assine nossa newsletter para conferir mais conteúdos que vão ajudar seu supermercado a crescer! Boas vendas e contem sempre conosco.

Texto escrito por Ana Débora, assessora de expansão da Mercadapp. 

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