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Como é feito o cadastro de produtos nos supermercados físicos e virtuais?

Sabemos que independente do tamanho do seu supermercado, quando falamos de produtos, estamos falando de centenas e até milhares deles, afinal eles são o núcleo do seu negócio.

E quando pensamos em grandes quantidades, temos que pensar em fluxo e processos, se não, é muito difícil manter controle da qualidade, organização, estoque e entre outros fatores de extrema importância para o cadastro de produtos do seu supermercado. 

Os produtos são a base de todas as operações que acontecem dentro de seu supermercado. As operações com eles, começam desde o processo de planejamento das compras, distribuição nas prateleiras, controles de estoque até chegar no ponto de venda pelas mãos de seus clientes para gerar a nota fiscal do produto, onde deverá ocorrer os pagamentos de impostos e tributos. 

Como você tem dado importância ao cadastro de produtos de sua loja? 


Você sabia que um bom cadastro pode diminuir muito a ocorrência de erros operacionais, erros fiscais e dentre outros na operação de sua loja? 

Começando pelas compras, o cadastro é importantíssimo para essa gestão e planejamento. É a partir do conhecimento do que você tem em estoque e das suas vendas, que você poderá ter dados para planejar suas compras de maneira eficiente.

Na área de distribuição nas prateleiras e prevenção de perdas, um bom controle dos produtos permitirá que sua loja reconheça produtos com pouca saída e não corra o risco de deixá-los vencer, sendo assim, com esses dados em mãos, sua equipe poderá reposicionar o produto nas prateleiras, ou até mesmo realizar campanhas para efetivar sua venda. E chegando no ponto de maior cuidado nesse processo de cadastro de produtos, estão as atribuições fiscais.

Alguns produtos deverão ser tributados, outros não. E para isso seu supermercado deverá ter todo o cadastro feito com as condições fiscais de acordo com a legislação no qual sua empresa está inserida. 

Além de todo processo físico da compra e venda dos produtos, no mundo tecnológico em que vivemos, o e-commerce também precisa do cadastro ideal dos produtos para que eles sejam divulgados sem erros, e possuam o devido estoque para a campanha a ser realizada. 

Para ajudar você nesse grande desafio, separamos dicas importantes para auxiliar na qualidade do cadastro de produtos na loja física e na virtual, confira:

1. Loja Física

1.1. Sempre utilize o código de barras


Assim como o CPF, CNPJ e entre outros, os códigos são necessários numa grande variedade de dados.


O mesmo acontece com sua loja, que possui diversos produtos. E o código de barras, devido à sua inserção na embalagem dos produtos, é uma excelente maneira de identificar os itens de sua loja.


Através dele, pode ser realizada a leitura nos pontos de vendas, nos leitores de preços espalhados na sua loja e na identificação no sistema de controle. 

1.2. Cuidado no processo de cadastro dos produtos

 

Definir processos, padrões e um responsável para gerenciá-lo, é o primeiro passo para que o cadastro de produtos de sua loja seja um sucesso. 

A descrição dada ao produto precisa de certa atenção. É comum encontramos o uso de abreviações devido a limitação de dígitos encontrada em alguns sistemas de controle, mas não é muito aconselhado que ela seja feita, entretanto, quando não há outra opção, é ideal que seu supermercado adote padrões claros, para evitar falhas de comunicação e entendimento do produto em questão. 

Você pode utilizar um desses parâmetros de cadastro de produtos:

Produto, Marca, Particularidade e Quantidade.

Exemplo: 

BARBEADOR GILLETTE SENSITIVE 02 UND

1.3. Atente-se ao cadastro fiscal

 

O ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), deverá ser recolhido em alguns produtos de sua loja de acordo com o regime tributário no qual o seu supermercado está inserido. 

 

A atenção nesse ponto do cadastro é de extrema importância devido ao risco fiscal e financeiro no qual seu negócio pode ser afetado. 

2. Loja Virtual

2.1. Cadastro de produtos à granel

 

Entendemos que na operação de vendas online o planejamento e organização dos produtos à granel da sua loja começam bem antes deles irem ao ar na sua plataforma de vendas. Nesse caso, existe uma importância que está relacionada a uma descrição mais direcionada para estes produtos que possuem um código interno.

Ao elencar os itens é bem importante adicionar a informação do menor peso da porção vendida, por exemplo:

Cadastro do queijo coalho

Nesse caso, o valor da porção de 100g custa R$: 3,50 e a informação do Kg também é apresentada ao consumidor final.

2.2. Descrições objetivas e específicas de cada produto

 

Como exemplificado na imagem acima, as informações mais importantes precisam ser destacadas no cadastro do produto, como:

  • Gramatura do produto vendido;
  • Valor do produto na unidade de medida completa;
  • Descrição objetiva do item;
  • Valor da porção.

Você entende a necessidade dessas descrições claras e objetivas? O impacto direto na experiência de compra do consumidor.

Seu cliente irá lidar com a plataforma de e-commerce do seu supermercado e para que não exista uma quebra de expectativas é importante que haja transparência na comunicação visual apresentada pelo seu produto, porque isso dará autonomia para que o usuário selecione o produto que deseja e sinta-se confiante para finalizar a compra em seu aplicativo. 

Aqui na Mercadapp possuímos um time de cadastro que está sempre pronto para atualizar as informações e o catálogo de produtos do e-commerce dos nossos clientes, pois entendemos que esta é uma etapa essencial para que haja uma integração eficiente entre loja física e online.

Que tal contar com uma empresa especializada em e-commerce para supermercados, que além de conduzir todo o processo de cadastro de produtos, fica responsável pela integração eficiente junto ao seu sistema e mensalmente orienta seu supermercado com estratégias de crescimento constante?


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