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Como destacar meu mercado online diante dos concorrentes?

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas passaram a ter mais hábito de realizar compras em mercados online e, assim, possibilitou-se maiores chances de sucesso nesse setor. Contudo, ao mesmo tempo, isso também abriu a chance de mais negócios abrirem nesta área. 

Com isso, é fundamental que você descubra formas de destacar-se dos seus concorrentes. Mas afinal, como conseguir isso? Para isso, preparamos algumas dicas imperdíveis para ajudá-lo nessa trajetória. Tire suas dúvidas a seguir.

Conte com o Social Commerce

Você conhece o Social Commerce? Essa estratégia é interessante para os mercados online e destacar-se dos concorrentes. Trata-se do comércio realizado em redes sociais, integrando sua loja virtual às mídias sociais. Com isso, o usuário pode interagir com o conteúdo por meio desses locais e, assim, consiga:

  • Classificar produtos;
  • Qualificar o atendimento;
  • Tirar dúvidas;
  • Deixar comentários sobre a loja;
  • Compartilhar produtos, entre outros pontos.

Invista em redes sociais

Há um bom tempo a presença nas redes sociais têm se mostrado um verdadeiro investimento para as empresas. E não é diferente nos supermercados, não é mesmo? Com isso é possível aproveitar o espaço para ter uma maior aproximação com os clientes, criar relacionamentos e divulgar oportunidades interessantes de vendas, como promoções, sorteios, divulgação de novos produtos, entre outros.

Contudo, isso precisa ser estratégico! A ideia não é sair atirando para todos os lados e criar perfis em todas as redes sociais. Analise como é o comportamento do seu público e em quais espaços eles realmente estão e de que forma é possível explorar aquele ambiente de forma a potencializar a imagem do seu negócio e as vendas.

Por exemplo, faz sentido ter um perfil no LinkedIn, se o seu supermercado tende a não ter vendas B2B? Você vai direcionar energia e atenção desnecessárias e que não renderão bons resultados. Isso poderia ser melhor direcionado para outras iniciativas.

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Faça um bom atendimento

A experiência do cliente é central em qualquer negócio e o seu mercado online não pode deixar isso de lado. E o atendimento tem um papel importantíssimo para isso. Você não pode ter um que apenas  atenda as requisições, mas que seja o melhor possível.

Isso será o grande diferencial para trazer maior segurança para seu público. Lembre-se que apenas com a pandemia a população brasileira passou a criar confiança para realizar compras em mercados online. Por isso, um atendimento de qualidade é fundamental para que ela se sinta confortável de buscar o seu negócio para este fim.

Mas como conseguir isso? Algumas dicas importantes são:

  • Treine seus colaboradores para este fim;
  • Busque o feedback dos clientes sobre o atendimento;
  • Utilize ferramentas de automação de atendimento;
  • Lembre-se de adequar a linguagem de atendimento para a realidade do cliente;
  • seja solícito para atender os problemas que ocorrerem com o seu público, bem como as eventuais dúvidas;
  • Torne o acesso ao atendimento facilitado;
  • Utilize o omnichannel para permitir um atendimento personalizado bem orientado.

Conheça seu público

Todo negócio precisa conhecer bem o seu público para conseguir criar ações que gerem diferenciais  que atraiam a atenção deles. Buscar informações sobre eles é fundamental, principalmente, para orientar estratégias de marketing mais eficientes.

Por exemplo, se o seu mercado online é atacadista e tende a vender mais para clientes B2B, o perfil do seu cliente é um: normalmente são gestores de compras de outras empresas e, portanto, possuem linguagens, prazos e demandas totalmente diferentes de um atacarejo que vende também para B2C, que terá outras características.

Suas estratégias serão muito mais eficientes para garantir melhores resultados se elas forem orientadas para os seus potenciais clientes. É importante revisá-lo periodicamente, também, para verificar se não aconteceu nenhuma mudança de perfil de público.

  • Priorize uma boa experiência do cliente de ponta a ponta

Um cliente que passe por uma boa experiência com sua loja aumenta muito mais a satisfação em relação ao seu negócio. Com isso, as chances de sucesso são muito maiores e, também, de fidelizá-la a longo prazo. Para isso, é fundamental considerar todos os processos, de ponta a ponta.

Para isso, é importante considerar questões tais como:

  • Escolher produtos de qualidade para serem vendidos;
  • Ter um processo de entrega eficiente;
  • Ter preços competitivos e dentro das expectativas dos clientes;
  • Proporcionar o atendimento ao cliente com excelência;
  • Ter o suporte adequado em caso de problemas;
  • Melhorar a experiência de compra;
  • Ter a embalagem adequada para proteger os itens;
  • Tomar cuidado com peculiaridades de algumas peças vendidas (por exemplo, evitar o descongelamento completo de itens congelados, proteger peças de vidro, entre outras).

Entenda como o Fulfillment pode ser uma excelente estratégia para a melhora da experiência de compra do seu cliente

Escute seus clientes

Para promover uma boa experiência de ponta a ponta é fundamental, também, escutar o feedback do seu público. Afinal, muitas vezes há pequenos problemas que, quando identificados precocemente, podem evitar complicações futuras. Por isso, é importante ter esse espaço aberto para deixar eles falarem.

Além disso, é importante também considerar que essa abertura gera uma maior confiança por parte do público sobre o negócio. Afinal, quando eles se sentem ouvidos, percebem que não são só um número para seu mercado online e, assim, gerem uma relação mais afetuosa com eles.

Tenha uma boa plataforma de e-commerce

Para que seu mercado online funcione de forma adequada e ofereça uma experiência adequada, é fundamental também contar com a plataforma de e-commerce adequada para seu negócio. Não adianta ter todos os processos que listamos anteriormente se os seus clientes não tiverem um ambiente acessível, eficiente e que proporcione facilidade no processo de compra.

Para isso, é desejável escolher uma plataforma de e-commerce com as seguintes características:

  • Seja acessível para seu público;
  • Tenha facilidade de personalização, inclusive, no cadastro de produtos;
  • Integração de processos com outras soluções internas da empresa;
  • Que atenda as operações realizadas de ponta a ponta;
  • Que possam ser adotadas em negócios de qualquer tamanho;
  • A plataforma deve ter uma boa experiência com outros players do mercado;
  • A empresa responsável deve oferecer o suporte necessário para o seu mercado online em caso de problemas;
  • O site deve ser intuitivo;
  • Deve ter uma plataforma de gestão de dados;
  • Deve proporcionar encarte digital;
  • Contar com app de separação.

Se você deseja destacar seu mercado online, deve estar atento para todos os pontos que listamos mas, principalmente, ter os cuidados para minimizar problemas utilizando uma plataforma confiável, com uma empresa que auxilie nas principais etapas de adoção de um mercado online. Para isso, conte com o Mercadapp.

Então otimize o seu mercado online com a nossa solução! Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente!

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