Falar de cultura organizacional é falar sobre pessoas. E quando temos uma cultura voltada para pessoas, pensamos na experiência do colaborador desde o recrutamento até o último momento com o time. Construir uma marca empregadora é um desafio de um passo por vez, exige um movimento contínuo para chamar atenção dos profissionais, uma vez que existe uma competitividade no mercado.
Juntar essas duas coisas: cultura voltada a pessoas e construir uma marca empregadora tem tudo a ver com employer branding. “O employer branding — que, em uma tradução mais livre, significa “marca do empregador” — é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho.
Na prática, como isso ajuda seu supermercado?
Na prática, tem como finalidade reforçar esses pontos positivos de como é trabalhar na organização, para fortalecer a imagem e atrair pessoas realmente talentosas para o quadro de colaboradores.
Quando bem trabalhado, os colaboradores veem a empresa como uma ótima opção para sua carreira — uma oportunidade para o desenvolvimento de seu potencial produtivo e valorização profissional.
E o resultado? Construção de equipes de alta performance, e das condições de competitividade da empresa no mercado.
Confira o artigo: Treine sua equipe para um bom atendimento online no seu supermercado
Como esses talentos buscam vagas?
O LinkedIn — a maior rede social de negócios do mundo — realizou uma pesquisa sobre o comportamento de quem está em busca de uma colocação no mercado e apurou que cerca de 75% das pessoas pesquisam detalhes e características das empresas antes de se submeterem à candidatura de uma vaga.
Mesmo que haja a necessidade de um emprego, o bom profissional irá buscar por vagas que ofereçam a ele melhores oportunidades de desenvolvimento e que também tenha uma cultura organizacional alinhada com seus valores.
As empresas que desejam esse perfil seletivo, devem se preocupar com a confiabilidade da imagem que desejam transmitir.
Para isso, a comunicação por meio das redes sociais, como por exemplo o LinkedIn, são canais recomendados para estreitar esse relacionamento com possíveis candidatos.
Utilize a rede social para ajudar a fortalecer a imagem da sua empresa para as pessoas divulgando ações como por exemplo:
- Rotina de treinamentos;
- Ações com os colaboradores;
- Oportunidades que a empresa tem;
Imagem: Reprodução de divulgação de vaga Supermercado Lagoa para PCD’s
- Momento de confraternização;
- Reconhecimento de colaboradores em datas importantes.
Imagem: Reprodução LinkedIn Supermercado Azulão
4 dicas para te ajudar a criar uma cultura organizacional atrativa
Agora… Vamos pra prática! Como criar essa cultura? Antes de tudo, é importante que todos vistam a camisa e não seja algo apenas do setor de RH, pois antes de tudo, as pessoas precisam se sentir pertencentes. Aqui vou deixar algumas dicas:
#1 Tenha claro seu objetivo
Se faça perguntas como: “Que tipo de profissional quero chamar atenção para fazer parte do meu time? Já tenho um ambiente de trabalho propício para o que eu quero divulgar?”
#2 Aposte na comunicação
Sabe aquela frase do “o óbvio precisa ser dito” não espere que as pessoas já saibam – comunique insistentemente. Elabore um material que ofereça informações relevantes sobre o negócio e a cultura organizacional, por exemplo.
#3 Identifique o perfil desejado e estabeleça ações para atrair
Não dá para fazer processos como “receita de bolo” – pense no que o seu supermercado tem de diferente da concorrência e aposte e divulgue isso. As pessoas têm necessidades diferentes e procuram suprir algumas expectativas ao se candidatarem a um processo seletivo.
#4 Planeje bem as ações e tenha alguma forma de mensurar
Devem ser pensadas inclusive a médio e longo prazo para não se esgotarem as fontes de boas práticas, correndo o risco de perder o encantamento, assim como não devem ser ações pontuais; a constância é super importante!
Por fim, crie indicadores que consigam medir a efetividade do employer branding no seu supermercado, como por exemplo:
- Medir o nível de engajamento das publicações por meio de métricas como: salvamento, envio da publicação, comentários;
- Analisar o tempo de vaga aberta;
- Entender com candidatos que estão participando no processo seletivo por qual meio eles encontraram aquela vaga e quais suas motivações para trabalhar na empresa;
- Medir internamente o nível de satisfação dos colaboradores.
Entender o que é employer branding pode ser um dos primeiros passos para conseguir esse diferencial. Os resultados dessa estratégia vão surgindo com o tempo.
Assim sendo, é preciso que você trabalhe com paciência e de maneira constante, construindo uma imagem positiva pouco a pouco.