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As principais etapas na implantação de um mercado virtual

Implantação de mercado virtual

Segundo o relatório de número 44 da Ebit Nielsen em 2021 o e-commerce alcançou seu patamar histórico de resultados, totalizando 53 Bi de vendas, sendo um crescimento de 31% em relação ao semestre anterior. 

Relatório 44 WebShoppers

Sobre o relatório, é também válido destacar que a categoria de alimentos e bebidas cresceu 51% de faturamento em relação ao mesmo período do ano passado e que o mobile (aparelhos móveis) continua sendo destaque em pedidos e faturamento quando comparado ao desktop (computadores) e que estratégias de vendas online, como a Live Commerce tem sido um dos principais impulsionadores do e-commerce em outros países sendo uma forte tendência no Brasil.

Estando claro a importância de possuir um aplicativo de e-commerce personalizado para o seu supermercado é preciso entender quais as etapas e desafios você irá enfrentar para implementar o seu canal de venda online. Ao longo desse artigo falaremos exatamente sobre a implantação de um mercado virtual.

O processo de implantação

 

Aqui na Mercadapp já realizamos a implantação de mais de 200 lojas físicas de supermercados pelo Brasil, possuímos integrações com mais de 30 sistemas de ERP e PDV e uma base com mais de 300 mil produtos cadastros, tudo isso exatamente para facilitar o processo de integração online do seu supermercado.

A nossa implantação do e-commerce envolve 4 fases:

  1. Boas vindas; 
  2. Integração e Cadastro; 
  3. Treinamentos;  
  4. Lançamento 

e essas fases são realizadas dentro de 30 dias úteis! 

1. Boas Vindas

 

Na fase Boas Vindas realizamos toda a apresentação do processo de implantação de um mercado virtual, definimos as atividades que serão realizadas, apresentamos os prazos e auxiliamos as lojas com a configuração inicial do e-commerce, com orientações e dicas que otimizem a loja tendo como base o nosso histórico de resultados. A loja recebe então todo o suporte para definir seus intervalos de entrega, tempo de preparo, taxas de entrega, capacidade de pedidos por horário e métodos de pagamento.

2. Integração e Cadastro


Com a primeira fase de Boas vindas finalizada iniciamos uma das fases mais importantes para o projeto, a integração com o sistema.

Hoje na Mercadapp realizamos uma integração com o ERP (onde recebemos as informações de estoque, preço e ofertas) e uma segunda integração com o PDV, onde enviamos os pedidos diretamente para o sistema otimizando o processo de separação.

Toda a integração ocorre com o apoio do supermercado, mas é realizada pelo nosso time de implantação

Durante essa fase também iniciamos o cadastro de produtos, mesmo já possuindo um extenso banco de imagens, com mais de 300 mil produtos, sempre existem produtos regionais ou até mesmo produtos próprios que necessitam de uma atenção, tudo para que a loja chegue no lançamento com no mínimo 80% do seu mix de produtos disponíveis.


Confere esse artigo sobre as 9 categorias que mais vendem no E-commerce dos supermercados.

3. Treinamentos


No término da segunda fase a loja já está com seus aplicativos prontos, integrações realizadas e cadastro de produto finalizado, com isso entramos na fase de treinamentos, atualmente, realizamos dois treinamentos, um gerencial onde abordamos tudo do Merconnect, explanando todos as possibilidades que o lojista tem com o nosso sistema, desde configurações de entrega até mesmo de cupons de desconto e oferta e um segundo treinamento para a equipe operacional no e-commerce, onde falamos sobre o Merconnect App, o nosso app para separação de pedidos que proporciona mais velocidade e segurança ao processo de separação.

4. Lançamento


Com tudo finalizado iniciamos a etapa de testes e lançamento, nesta etapa o lojista recebe um check-list para conferência do e-commerce, treinamentos e dicas de como realizar o lançamento do seu aplicativo e com tudo finalizado chega a hora de encantar os clientes e aumentar o faturamento da sua loja.

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Artigo escrito por:

Assinatura do especialista Thiago Sena