Para quem vai iniciar as vendas por meio do e-commerce próprio, uma dúvida recorrente é:
“Devo cadastrar todos os produtos que tenho no meu e-commerce?”
A resposta é que alguns produtos podem não ser estratégicos para se ter no e-commerce do seu supermercado, como por exemplo: produtos que são vendidos na unidade em sua bomboniere.
Mas antes, é importante você entender:
O que é mais assertivo na hora do cadastro?
Para que haja um reflexo próximo ao que sua loja vem apresentando de resultados em venda, é recomendado fazer um levantamento dos produtos ativos dos últimos três meses para que os mesmos itens sejam cadastrados em sua loja virtual.
A nossa assessora de implantação Ana Carolina ressalta que além desse processo de conferência, é importante haver um cruzamento entre os produtos cadastrados e a listagem das categorias de produtos que mais saem no e-commerce.
Para te ajudar, selecionamos as 9 categorias que mais vendem no e-commerce dos supermercados parceiros da Mercadapp e alguns dados relevantes de cada categoria que te ajudará a entender quais os produtos que não podem faltar para seus clientes na sua plataforma de venda online.
Confira a lista das categorias que mais vendem no e-commerce dos supermercados:
#1 Carnes
Mesmo com a alta no preço da carne, a categoria de alimentos representou no aplicativo a liderança dos itens mais vendidos.
Um fator que auxilia no processo de decisão de compra do item deve-se à variedade ofertada dentro dos aplicativos dos supermercados parceiros.
Além disso, soma-se o fato do cliente ter a possibilidade de deixar a observação de corte, o que deixa a experiência de compra ainda mais próxima do cliente.
#2 Aves
Como mencionado, o aumento do preço das carnes bovinas ocorrida em 2021, fez com que outra categoria de alimento tivesse uma alta de compras: as aves.
O frango, vendido na variedade de bandejas – com diversos cortes, hoje apresenta um preço médio de mercado de R$: 7,69 – segundo a cotação feita pelo portal Notícias Agrícolas.
#3 Hortifrúti
As frutas entram no top 3 das categorias mais vendidas no aplicativo.
A categoria, que é vendida a granel ou por unidade dentro do aplicativo, dá a oportunidade dos clientes escolherem como querem receber as frutas – da forma mais direto para o consumo ou se gostaria de recebê-la ainda em amadurecimento, como no exemplo:
As mensagens personalizadas que aparecem durante a seleção das frutas – como o exemplo da imagem acima, ajudam ao cliente na seleção dos itens e também orientam o responsável pela separação na escolha dos itens.
Reforçamos sempre que deve haver um cuidado redobrado quando se diz respeito a seção de hortifrúti, pois qualquer dano ao produto durante a separação ou trânsito até a casa do cliente pode gerar transtornos e uma quebra de expectativas por parte deles.
#4 Bebidas alcoólicas
Estar em casa – no período mais crítico da pandemia, não impediu que os consumidores comprassem bebidas alcoólicas, pelo contrário a categoria foi um dos destaques.
Segundo uma matéria veiculada em maio deste ano, pelo portal G1 de notícias, o consumo de bebidas alcoólicas migrou para casa dos brasileiros, chegando a representar um crescimento de 5,53% em 2020.
Muitos supermercados, dentro de seus aplicativos, fizeram ações exclusivas como: criação de banners clicáveis, ofertas direcionadas para clientes por meio das notificações push e utilizaram das lives de cantores que aconteceram durante o período para potencializar a comemoração dentro de casa.
#5 Legumes
Segundo uma análise feita pelo diretor do Supermercado Comper Maurício Almeida, a preocupação com a saudabilidade dos alimentos que as pessoas consumiam foi um dos fatores para o favorecimento das vendas dos legumes logo em 2020.
No caso do aumento das vendas dentro do aplicativo, soma-se o fato das variedades de legumes e também como os supermercados vêm divulgando os dias específicos de vendas dos produtos em sua plataforma: seja por meio do direcionamento por banners clicáveis ou com a inserção dos produtos na aba ofertas, logo na tela inicial.
#6 Laticínios
O leite, um dos insumos para a produção de diversos produtos da categoria de laticínios, apresentou um crescimento expressivo nas vendas no Brasil.
A Embrapa pontuou em agosto de 2020 um aumento no valor do leite pela demanda acima da média por parte dos consumidores brasileiros e que mesmo com o aumento dos valores médios de venda (chegando em alguns Estados em até R $3,42) o mercado manteve resultados positivos.
#7 Mercearia
A categoria de itens de mercearia contempla: temperos, produtos rotineiros e alguns molhos também teve seu destaque.
A mudança na rotina trouxe novamente o hábito de se alimentar em casa, o que fez com que os brasileiros passassem a fazer as principais refeições em casa, porque o “comer fora” não era mais uma opção recorrente para as pessoas.
Alguns supermercados parceiros utilizam das suas redes sociais para dar dicas de receitas e com isso gerar oportunidades de vendas.
No caso no Supermercado Telefrango, a dica é feita neste formato:
#8 Produtos de limpeza
Outro destaque das categorias que mais vendem foi a de produtos de limpeza.
Com a necessidade constante da higienização, orientadas pelos principais órgãos de saúde, as pessoas no geral passaram a lavar mais as mão e também roupas – para evitar o risco iminente de contaminação pelo coronavírus.
Segundo o Diário do Comércio, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) projeta um aumento de 3% nas vendas no setor para este ano.
#9 Padaria
Por último, mas não menos importante: os produtos de padaria. Nessa categoria os produtos são: pães, bolos, torradas, pizzas, entre outros itens.
Segundo o SEBRAE 98% dos brasileiros consomem produtos panificados. Este é um setor que abre a possibilidade que o supermercado incremente sua receita por meio de produtos com fabricação própria, como o pão.
No caso do aplicativo a ideia é a mesma: dar a oportunidade ao seu cliente de usufruir de uma seção com produtos diferenciados e produzidos pela sua loja.
Conseguiu entender quais são as categorias que mais vendem dentro do aplicativo?
A importância de um benchmarking com especialistas no varejo supermercadista é tão importante quanto ter essa lista de produtos acima.
É por isso que a Mercadapp consegue te ajudar nesse processo de implantação do seu e-commerce próprio, pois possui profissionais especializados para fazer o levantamento dos produtos mais vendidos e traçar a melhor estratégia de vendas para o seu supermercado.
Entre em contato com nosso time de consultores.