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As 5 vantagens de fazer compras online em supermercados

As 5 vantagens de fazer compras online em supermercados

Não é surpresa para ninguém que as compras online no Brasil tiveram um considerável aumento durante o primeiro trimestre de 2021. 

A demanda tem mostrado a força no comércio digital onde o consumidor está cada vez mais apto à adesão de compras virtuais e o setor supermercadista têm começado a se adaptar às mudanças destes clientes.

Por esse motivo, caso você ainda tenha dúvidas, listamos nesse artigo as 5 principais vantagens que o consumidor pode encontrar ao fazer compras online.

Aplicativo para supermercados

#1 Economia de tempo


É quase consensual que as vendas online têm sido sinônimo para muitas pessoas de economia de tempo, a possibilidade de fazer compras em casa ao contrário de ir até a loja física é um dos benefícios que a venda online possibilita.

A digitalização do comportamento de compra do consumidor foi um dos fatores que mais influenciou essa mudança de hábito que já vinha acontecendo em passos lentos, mas foi acelerado com a pandemia em 2020.

Um estudo realizado pela revista Folha de São Paulo, mostrou que o tempo médio que as pessoas utilizavam para fazer compras nos supermercados caiu de 1 hora (1998)  para 30 minutos (2020). O comportamento vem sendo mudado por conta da falta de tempo das pessoas para realizar atividades do dia a dia, além de também terem como um impeditivo o trânsito difícil.

O estudo confirma que cada vez mais as pessoas vêm buscando alternativas mais cômodas para fazer suas compras, a fim de otimizar seu tempo com outras atividades.

#2 Flexibilidade


A flexibilidade de comprar em qualquer horário é um fator que também influencia a alta aderência das compras online nos últimos anos.

Isso se dá, porque os consumidores, em grande maioria utilizam períodos que normalmente o comércio está fechado para pesquisar e realizar compras nas lojas online.

Esse exemplo de comportamento se dá principalmente, porque as pessoas se encontram em um ambiente confortável e que as deixam mais disponíveis para acessar seus dispositivos móveis e acabam pesquisando preços ou sendo redirecionados em ofertas por meio dos anúncios veiculados nas redes sociais.

Uma funcionalidade estratégica que existe nos aplicativos dos supermercados parceiros da Mercadapp é a “lista de compras”, as listas são excelentes ferramentas para auxiliar os clientes de supermercados a organizarem sua “lista de desejos” e auxiliar na organização de compras dos clientes. 

No aplicativo o cliente também pode finalizar suas compras e programar a entrega para os horários disponíveis no dia seguinte.

#3 Alcance


O que antes limitava seu supermercado a atender somente regiões próximas ao raio da sua loja, hoje o comércio online abriu portas para sua marca alcançar ainda mais clientes independente de onde eles estejam.

A estratégia de alcance de marca possibilita que o consumidor compre em sua loja mesmo não estando tão próximo dela. Isso exige esforços relacionados à logística do seu supermercado, para que você consiga atender uma maior quantidade de pessoas por meio da sua loja online e que isso seja feito com qualidade.

O Supermercado Nidobox é um exemplo de como as vendas online os fizeram alcançar uma variedade de clientes de vários bairros de Fortaleza-CE, confira o case.

#4 Organização


Como citado anteriormente a “lista de compras” é uma excelente ferramenta que os e-commerces oferecem aos clientes e acredite: esta é uma função que agiliza bastante o consumidor a se organizar.

Esse é um outro diferencial encontrado pelo consumidor nas compras online, as listas são aliados do cliente, pois o ajudam a ter uma organização prévia do que ele de fato precisará comprar. 

Um recurso que também ajuda o cliente na hora de fazer as compras são os lembretes. Após a lista de compras ser concluída, o usuário pode ativar um lembrete para ele ser alertado de refazer aquela mesma compra em 15 dias, por exemplo.

Quando essa lista é integrada junto a sua plataforma de vendas online, com certeza se torna uma excelente estratégia de conversão em pedidos.

#5 Acessibilidade


Acessibilidade significa em como o seu cliente irá interagir com seu aplicativo de uma forma fácil e intuitiva. 

Uma plataforma acessível, garante aos clientes autonomia ao fazer suas compras, independente dele ser ou não um expert em tecnologia. Esse é um fator importante e que em alguns casos quando não tem a devida atenção acabam inviabilizando a igualdade de acessos e fazendo com que um potencial cliente não faça compras na sua plataforma.

Em muitos casos a preferência pela compra online está justamente em haver a democratização dentro da plataforma, onde todos conseguem utilizá-la de forma igualitária. 

O Google sinaliza em suas diretrizes, que em um aplicativo acessibilidade está associada em disponibilizar: 

  • Descrições ativas nos elementos da tela;
  • Recursos visuais para dar sugestões aos usuários; 
  • Comandos por voz para o caso de deficientes visuais.

Nestes casos, é possível entender como a experiência do cliente nas compras online são fatores que são consideradas vantagens dentro do e-commerce. Como tem sido a experiência proporcionada pela sua plataforma ao cliente?

Entenda como o e-commerce tornou-se a principal alternativa para os supermercados lendo este artigo escrito pelo CEO da Mercadapp.