Não é surpresa para ninguém que as compras online no Brasil tiveram um considerável aumento durante o primeiro trimestre de 2021.
A demanda tem mostrado a força no comércio digital onde o consumidor está cada vez mais apto à adesão de compras virtuais e o setor supermercadista têm começado a se adaptar às mudanças destes clientes.
Por esse motivo, caso você ainda tenha dúvidas, listamos nesse artigo as 5 principais vantagens que o consumidor pode encontrar ao fazer compras online.
#1 Economia de tempo
É quase consensual que as vendas online têm sido sinônimo para muitas pessoas de economia de tempo, a possibilidade de fazer compras em casa ao contrário de ir até a loja física é um dos benefícios que a venda online possibilita.
A digitalização do comportamento de compra do consumidor foi um dos fatores que mais influenciou essa mudança de hábito que já vinha acontecendo em passos lentos, mas foi acelerado com a pandemia em 2020.
Um estudo realizado pela revista Folha de São Paulo, mostrou que o tempo médio que as pessoas utilizavam para fazer compras nos supermercados caiu de 1 hora (1998) para 30 minutos (2020). O comportamento vem sendo mudado por conta da falta de tempo das pessoas para realizar atividades do dia a dia, além de também terem como um impeditivo o trânsito difícil.
O estudo confirma que cada vez mais as pessoas vêm buscando alternativas mais cômodas para fazer suas compras, a fim de otimizar seu tempo com outras atividades.
#2 Flexibilidade
A flexibilidade de comprar em qualquer horário é um fator que também influencia a alta aderência das compras online nos últimos anos.
Isso se dá, porque os consumidores, em grande maioria utilizam períodos que normalmente o comércio está fechado para pesquisar e realizar compras nas lojas online.
Esse exemplo de comportamento se dá principalmente, porque as pessoas se encontram em um ambiente confortável e que as deixam mais disponíveis para acessar seus dispositivos móveis e acabam pesquisando preços ou sendo redirecionados em ofertas por meio dos anúncios veiculados nas redes sociais.
Uma funcionalidade estratégica que existe nos aplicativos dos supermercados parceiros da Mercadapp é a “lista de compras”, as listas são excelentes ferramentas para auxiliar os clientes de supermercados a organizarem sua “lista de desejos” e auxiliar na organização de compras dos clientes.
No aplicativo o cliente também pode finalizar suas compras e programar a entrega para os horários disponíveis no dia seguinte.
#3 Alcance
O que antes limitava seu supermercado a atender somente regiões próximas ao raio da sua loja, hoje o comércio online abriu portas para sua marca alcançar ainda mais clientes independente de onde eles estejam.
A estratégia de alcance de marca possibilita que o consumidor compre em sua loja mesmo não estando tão próximo dela. Isso exige esforços relacionados à logística do seu supermercado, para que você consiga atender uma maior quantidade de pessoas por meio da sua loja online e que isso seja feito com qualidade.
O Supermercado Nidobox é um exemplo de como as vendas online os fizeram alcançar uma variedade de clientes de vários bairros de Fortaleza-CE, confira o case.
#4 Organização
Como citado anteriormente a “lista de compras” é uma excelente ferramenta que os e-commerces oferecem aos clientes e acredite: esta é uma função que agiliza bastante o consumidor a se organizar.
Esse é um outro diferencial encontrado pelo consumidor nas compras online, as listas são aliados do cliente, pois o ajudam a ter uma organização prévia do que ele de fato precisará comprar.
Um recurso que também ajuda o cliente na hora de fazer as compras são os lembretes. Após a lista de compras ser concluída, o usuário pode ativar um lembrete para ele ser alertado de refazer aquela mesma compra em 15 dias, por exemplo.
Quando essa lista é integrada junto a sua plataforma de vendas online, com certeza se torna uma excelente estratégia de conversão em pedidos.
#5 Acessibilidade
Acessibilidade significa em como o seu cliente irá interagir com seu aplicativo de uma forma fácil e intuitiva.
Uma plataforma acessível, garante aos clientes autonomia ao fazer suas compras, independente dele ser ou não um expert em tecnologia. Esse é um fator importante e que em alguns casos quando não tem a devida atenção acabam inviabilizando a igualdade de acessos e fazendo com que um potencial cliente não faça compras na sua plataforma.
Em muitos casos a preferência pela compra online está justamente em haver a democratização dentro da plataforma, onde todos conseguem utilizá-la de forma igualitária.
O Google sinaliza em suas diretrizes, que em um aplicativo acessibilidade está associada em disponibilizar:
- Descrições ativas nos elementos da tela;
- Recursos visuais para dar sugestões aos usuários;
- Comandos por voz para o caso de deficientes visuais.
Nestes casos, é possível entender como a experiência do cliente nas compras online são fatores que são consideradas vantagens dentro do e-commerce. Como tem sido a experiência proporcionada pela sua plataforma ao cliente?
Entenda como o e-commerce tornou-se a principal alternativa para os supermercados lendo este artigo escrito pelo CEO da Mercadapp.