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Qual a relação dos aplicativos de supermercado com a cultura de digital first?

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Tempo de leitura estimado: 4 minutos

A cultura digital first já é uma realidade no mundo dos negócios. Então, se adaptar e otimizar os serviços com base nisso é fundamental. É por essa razão que o desenvolvimento de aplicativos de supermercados tem se destacado nos últimos anos.

Afinal, isso possibilita uma melhoria de processos internos e na jornada de compras dos clientes. Por exemplo, a partir de app é possível fazer compras sem enfrentar fila ou trânsito, o que otimiza o tempo dos consumidores. 

E ainda, considere que essa é uma forma de se adaptar aos serviços já oferecidos atualmente. Isto é, os aplicativos de supermercados já são comuns em muitos negócios. Assim, oferecer esse serviço é quase uma exigência para se manter no mercado.

Quer saber mais sobre a importância do aplicativo de supermercados e como otimizá-lo para favorecer o cliente? Continue a leitura!

Qual é a importância dos aplicativos de supermercados para o varejo?

Conforme mencionado, é comum que muitos negócios ofereçam aplicativos de supermercados para os clientes. Isso é válido não apenas para marcas maiores, como as nacionais, mas também as locais. Diante desse contexto, dispensar o oferecimento desse recurso deixa o seu negócio em desvantagem.

Contudo, muitos gestores se mantêm resistentes, por acreditar ser possível oferecer os mesmos serviços e vender por meio de redes sociais. Afinal, elas possibilitam o fornecimento de catálogo, atendimento ao cliente, pagamentos e muito mais, certo?

Apesar disso, nas redes sociais você concorre com a produção de conteúdo de outras empresas e até do ciclo social do seu consumidor. Já parou para pensar nisso? Então, as chances de ele ser convertido e elevar o volume de vendas no seu supermercado tende a ser menor, se comparado ao uso de app. 

Além disso, considere que contar com um aplicativo de supermercado é uma oportunidade de mostrar a personalidade da marca pelo design e comunicação escolhidos. Essa possibilidade é mais limitada nas redes sociais. Assim, ao mostrar quem a empresa é, é mais provável que ela fique na mente do consumidor. 

Como otimizar os aplicativos de supermercado?

Após a leitura do último tópico, ficou nítida a relevância de ter aplicativos de supermercados. Contudo, não pense que basta oferecer esse serviço ao cliente para satisfazê-lo e esperar o aumento nas vendas. Acompanhe algumas dicas a seguir que podem otimizar os apps!

Descubra quais são as necessidades do seu público

O desenvolvimento de aplicativos de supermercados deve se basear no que o seu público busca. Caso contrário, se ele não contemplar as necessidades da clientela, a tendência é que o app seja rapidamente desinstalado.

Isto é, pesquisas mostram que Google Play e App Store tem mais de 15 milhões de aplicativos esquecidos. Além do desalinhamento com as necessidades do público, os motivos para isso podem ser a baixa atualização dos app e o excesso de desenvolvimento deles. 

Assim, o consumidor fica saturado e prioriza manter apenas os mais usuais. Ou seja, para evitar que o seu investimento na construção de aplicativos de supermercado seja em vão, descubra quais são as necessidades do seu público. 

Garanta boa navegação

Outra razão que pode explicar porque muitos aplicativos são esquecidos é a baixa qualidade de navegação. Nesse caso, eles travam com frequência, demoram para carregar e muito mais. Afinal, se a intenção é otimizar a jornada de compras do cliente, é preciso torná-la a mais conveniente possível, certo?

Além disso, considere que se não houver boa navegação, os aplicativos de supermercado podem ser abandonados instantaneamente e sem chances de retorno do público. Esse fator ocorre em sites, que podem ser abandonados pelos usuários se levarem mais de 3 segundos para carregar, segundo levantamento do Google

Diante desse nível de exigência, garantir a boa navegação é indispensável. Isso é válido tanto para versões mobiles quanto desktop. Isto é, se o aplicativo for utilizado pelos dispositivos móveis, como comumente ocorre, é preciso que o app seja adaptado para garantir uma boa experiência de uso. Tudo isso conta pontos para a avaliação do aplicativo oferecido.

Sincronize as informações

A sincronização das informações quer dizer que o cliente pode iniciar a compra por outro canal, como o site. Assim, ao chegar no aplicativo os dados estão salvos com informações como carrinho de compra, dados pessoais e muito mais. 

Nesse sentido, invista em sistemas de integração que garantam a integração das informações. Inclusive, a sincronização pode misturar o digital, como o aplicativo do supermercado, com o negócio físico

Quer saber como? O cliente pode comprar online e retirar na loja, para economizar no frete. Esse tipo de serviço tem se tornado cada vez mais comum no varejo. No entanto, é preciso otimizar o processo para garantir satisfação ao público e evitar frustrações, como desabastecimento do estoque.

Organize o aplicativo

Possivelmente, você organiza o seu supermercado presencial por seções e até coloca produtos mais baratos perto do caixa para estimular a compra. Do mesmo modo, é preciso organizar o aplicativo do supermercado estrategicamente para facilitar a busca do cliente. 

Se ele tiver muita dificuldade no processo, é possível que desista e procure pelo aplicativo concorrente, que pode preencher essa lacuna. Assim, não corra esse risco e organize o aplicativo por critérios, que por ser categoria, palavra-chave, marca etc.

Eleve a segurança de dados

Os golpes digitais se tornam cada vez mais comuns, o que pode afastar muitos consumidores das compras online. Diante disso, é preciso que o seu supermercado invista em segurança para tornar a navegação e o pagamento mais protegidos. 

Uma das maneiras de alcançar isso é com criptografia, que garante o sigilo dos dados.

Logo, ao oferecer isso, fica mais fácil conquistar a confiança da clientela. E ainda, certifique-se que o aplicativo esteja alinhado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Então, percebeu como os aplicativos de supermercados são importantes e devem ser incluídos na sua estratégia digital? Para isso, é importante seguir as dicas mencionadas, como investir em segurança, organização das informações, boa navegação, sincronização das informações e muito mais. Assim, o usuário tem experiências de uso mais satisfatórias.

Quer saber como nós da Mercadapp podemos ajudá-lo com o desenvolvimento de aplicativos de supermercado? Entre em contato e descubra

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