As férias escolares estão chegando e seu supermercado delivery pode e deve aproveitar a época para planejar um calendário promocional específico para esse momento.
Como o mês de julho não possui feriados oficiais, este pode ser um período em que sua marca pode se reinventar e aproveitar datas comemorativas específicas do calendário comercial para gerar interesse do seu público em fazer compras no app do supermercado.
Datas como: Dia Mundial do Chocolate, Dia da Pizza, Dia do Amigo e Dia dos Avós, podem ser potenciais para movimentar esse mês recheado de oportunidades.
Para isso, preparamos este post com dicas de ações para as férias escolares para você vender mais no seu supermercado delivery e também na loja física.
Planeje o estoque para o seu supermercado delivery
Caso você planeje fazer ações exclusivas para o e-commerce do seu supermercado durante as férias escolares, é importante verificar se o estoque terá capacidade de atender a demanda gerada.
Faça um levantamento do histórico de produtos mais vendidos durante essa época e faça uma prévia de pedidos considerando os picos de demanda.
Alguns dos itens que são mais comprados pelos consumidores neste período são:
- Sorvetes;
- Congelados (batata, frangos empanados, lasanhas);
- Polpas de fruta;
- Iogurtes;
- Biscoitos recheados;
- Repelentes;
- Protetores Solar.
Esses são itens-chave que podem ser perfeitamente incluídos nas compras durante o mês de férias escolares do seu supermercado delivery, portanto aqueça os estoques e tenha estes produtos como potenciais para aumentar o ticket médio de compras mensais.
Crie alertas de recorrência de compra para seus clientes
Já pensou em ativar lembretes específicos para seu público? Entendendo a recorrência de compra do seu cliente, você pode agendar notificações pushes para lembrá-los por exemplo de:
- Fazer compras de frutas e legumes;
- Reabastecer a dispensa durante as férias escolares;
- Notificá-lo sobre promoções existentes no App;
As notificações de recorrência de forma automatizada dentro do seu e-commerce podem inclusive estar dentro de uma Campanha criada no aplicativo do seu supermercado.
Ofereça o resultado, não o produto
Se seu supermercado vende por aplicativo, qual o benefício direto para as pessoas que compram por ele?
Poderíamos passar horas descrevendo isso aqui, mas o seu cliente tem consciência desse benefício? A importância de oferecer o resultado não está restrita somente ao método com que o cliente irá realizar a compra, mas também que produtos o ajudará na rotina.
Pensando nisso, elenque as principais categorias de produtos potenciais para as férias e invista em divulgação estratégicas para eles, como: divulgação massiva nas redes sociais, disparo em listas de transmissão, parcerias com influencers do nicho “casa” para demonstrar o uso ou como aquele método facilita sua rotina.
Utilize do storytelling para construir essa narrativa para fazer com que seu cliente entenda o que ele ganhará com o que você está oferecendo.
Disponibilize cupons de desconto
Que tal melhorar as compras do seu cliente com aquele incentivo? Com a funcionalidade de Cupons Automáticos no aplicativo dos parceiros da Mercadapp é possível.
Isso pode ser benéfico para auxiliar seu cliente a melhorar o ticket médio de pedidos por exemplo e o melhor que isto agora fica visível dentro do App, facilitando por exemplo a visualização do cliente para saber o quanto falta para ele atingir seu desconto, veja:
Essa pode ser uma segmentação que você pode disponibilizar para todo o público do seu e-commerce, ou para aqueles clientes do aplicativo do seu supermercado delivery que estão ausentes em uma faixa de tempo.
Atualize os encartes digitais
Uma excelente forma de criar uma rotina de visitar o aplicativo pelos seus clientes durante o período de férias escolares é disponibilizando os encartes digitais dentro do aplicativo.
Assim, dentro do aplicativo do seu supermercado delivery o consumidor irá semanalmente conferir as principais ofertas e caso seja necessário já poderá comprar na sua loja.
Importante que seu e-commerce esteja preparado, portanto: deixe a loja com banners temáticos, crie seções exclusivas e coloque etiquetas em produtos destaque, pois assim o processo de compra do seu público-alvo será ainda mais direcionado.
Ofereça programações online
Com as crianças em casa, os pais acabam lidando com dias mais ociosos, pensando nisso que tal criar lives temáticas para as férias escolares?
Podem ser feitas transmissões de receitas fáceis com influencers, para que seus consumidores sejam estimulados a comprar os itens no e-commerce do seu supermercado e auxiliar na construção de um bom relacionamento com os clientes.
Assim, o cuidado que sua marca oferecerá para essas famílias durante o período de férias escolares será um motor de manutenção do relacionamento e fidelização com seus clientes.
COMPLEMENTE A LEITURA: Quais as vantagens da experiência phygital para o meu supermercado
Aproveite as datas mais importantes do mês
Como citamos acima, o mês de julho não possui oficialmente feriados nacionais, mas existem datas especiais que podem ser utilizadas para seu supermercado delivery se destacar, veja:
- Dia Mundial do Chocolate (07/07)
- Dia da Pizza (10/07)
- Dia dos Avós (26/07)
- Dia do Amigo (30/07)
Para o Dia do Chocolate, na loja online você pode promover uma seção exclusiva e oferecer uma oficina de culinária nas suas redes sociais utilizando o produto como base.
Já no Dia da Pizza coloque à disposição dos clientes congelados ou itens que podem ajudá-lo a fazer pizza, sejam elas tradicionais ou mais lights – já que segundo um estudo feito pela Nutrinet Brasil, os brasileiros nesses últimos tempos priorizaram alimentações mais saudáveis e isso recai sobre um cuidado voltado à toda família.
No Dia dos Avós o foco pode estar em presenteá-los com itens da sua loja, como perfumes, itens de higiene e bem-estar pessoal e também cestas temáticas.
O finalzinho do mês marca também um período de retorno às aulas, onde existe a possibilidade de atualização dos materiais escolares, um outro segmento que tende a ter muita busca pelos consumidores.
O que é mais importante neste período é não deixar de aproveitar as oportunidades semana a semana. Ofereça o benefício que é para o seu cliente ter sua marca como aliado nessas férias.
Quer continuar atualizado em relação as principais novidades e ações para o seu supermercado delivery? Assine nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos estratégicos em seu e-mail: