Informações divergentes entre o seu sistema e a sua loja podem causar diversos prejuízos.
Um estoque errado pode fazer com que você compre mais produtos do que deveria, o que pode fazer com que você deixe de comprar algo que está precisando repor.
Um preço errado, além de deixar de trabalhar a margem ideal, pode causar uma má experiência para um ou mais clientes.
Entenda, neste post, quais pontos devem ter atenção durante a integração da sua plataforma de vendas online.
Alinhamento de estoque
Se uma boa comunicação entre o seu sistema e loja já é essencial no ambiente físico, no ambiente de uma loja virtual ela ganha ainda mais importância.
Para a loja online o estoque do sistema é o que define se o produto estará ou não na área de venda. Deixar de expor um produto que existe em ambiente físico, mas por causa de uma divergência de estoque virtual pode ser o ponto central entre uma conversão e um abandono de carrinho.
Entenda como escolher a plataforma ideal de e-commerce para o seu supermercado neste artigo.
Da mesma forma, um produto exposto na área de venda erroneamente por causa de um estoque indevido irá gerar mais complexidade logística no ato da separação, que deverá alinhar com o consumidor a decisão de substituição ou não daquele produto.
Integração com ERP e PDV
No contexto da venda online para o varejo alimentar, é essencial ter uma tecnologia que consolide uma boa integração de ERP (Sistema integrado de gestão empresarial) e PDV (Ponto de vendas) já utilizado na loja.
Essa integração precisa existir pelo menos em duas camadas principais que são a integração retaguarda e a integração ponto de vendas.
A integração retaguarda é a responsável por alimentar a sua loja online com as informações de preço, ofertas e estoque, transmitindo-as diretamente do seu sistema para que sejam processadas e consequentemente refletidas na sua loja virtual.
É esse o processo que irá tornar os produtos disponíveis ou indisponíveis para o cliente, bem como por transmitir os preços que a loja está praticando naquele momento.
Na grande maioria dos casos temos os supermercados utilizando o modelo ship from store, no qual temos a loja física servindo também para a operação e delivery do canal online.
Nesse modelo, existem algumas boas práticas no que tange uma integração retaguarda que podem ajudar a reduzir os desafios desse tipo de operação.
Uma dessas práticas é desprezar parte do estoque na hora de transmiti-lo para a loja online, dessa forma se reduz a probabilidade de o cliente solicitar a compra de um item que pode ter seu estoque esgotado já pelas vendas da loja física.
Outra boa prática é realizar múltiplas transmissões das informações durante o dia, o que garante uma gestão dinâmica e atualizada, considerando até mesmo mercadoria recém chegada e garantindo que elas sejam dispostas na vitrine online.
Enquanto a integração retaguarda é orientada a melhorar a experiência do consumidor no relacionamento com a loja online, a integração frente de loja/PDV foca em outro ponto de grande importância, a logística de separação.
A integração PDV permite que o pedido seja transmitido diretamente para o caixa após a separação e (possível edição) de um pedido.
Essa integração faz com que não haja a necessidade de registrar item a item no caixa para gerar o cupom e consequentemente realizar a entrega do pedido ao cliente, tornando o processo de separação do pedido consideravelmente mais rápido.
Outro grande desafio sanado pela integração PDV é a dinâmica de alteração de preços para o consumidor.
É muito comum, principalmente mediante a possibilidade de entregas agendadas, que exista alguma alteração de preço de um produto desde o momento em que o pedido online foi realizado até o momento no qual ele é efetivamente separado e registrado na loja.
Dentro desse cenário, se não houver uma integração PDV, será necessário realizar uma operação manual (possivelmente de desconto) para que o preço ofertado ao cliente na hora da compra seja o mesmo que consta na cobrança do cupom. Isso torna o processo moroso e inseguro.
Com a integração PDV, os preços são transmitidos para o caixa nos mesmos valores os quais foram registrados no ato do fechamento do pedido por parte do cliente. É importante ressaltar que uma boa integração PDV além de garantir o preço por unidade/quilo permite também que quantidades sejam alteradas e que novos itens sejam adicionados ao pedido.
Confere o vídeo dessa funcionalidade no “De olho no App” desta semana:
Integração por base de produtos
Através dessa integração, o supermercado pode ter uma implantação e operação mais rápida e menos trabalhosa, visto que os produtos estarão automaticamente associados a imagens e descrições otimizadas para o ambiente online.
Dessa forma, tanto a operação pode ser iniciada com muito mais agilidade, poupando o trabalho de ter que cadastrar cada um dos itens, como também a evolução do mix da loja online acontece de forma natural.
Nessa integração a tecnologia irá obter os itens trabalhados e ativos no sistema da loja e através do código de barras encontrará a descrição e imagem associada na base de produto, fazendo que que rapidamente o produto esteja pronto para o ambiente online. Ela também irá obter os produtos recentemente cadastrados e associá-los à loja utilizando o mesmo critério.
Boas integrações e um bom atendimento contribuem e muito para reduzir os desafios de ofertar uma operação online de qualidade. Nesse quesito, estar bem assessorado com uma empresa que contribua com essas integrações pode permitir que você tenha menos obstáculos e mais espaço para se dedicar em vender mais e fidelizar seus clientes.
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