Já vínhamos comunicando que a compra online, em um parâmetro geral, haviam tido um crescimento no primeiro trimestre de 2021 de 57,4%. Isso já nos dava uma prévia do que estaria por vir.
Mas e especificamente para o varejo supermercadista, houve algum crescimento, ou o e-commerce para supermercados era uma tendência isolada que despontou em 2020 por conta da crise sanitária da Covid-19?
Neste artigo reunimos alguns dados específicos sobre nossa performance de vendas online em 2021, onde apresentaremos os principais pontos de crescimento na operação online e quais são os produtos queridinhos do e-commerce para os clientes do varejo supermercadista. Acompanhe!
Principais indicadores analisados
Por mais que 2020 tenha sido um ano de ascensão das compras online, 2021 nos demonstrou que o cliente não largará tão cedo da comodidade que é pedir de onde está e no horário que puder.
Para analisarmos os resultados obtidos nas vendas on-line dos supermercados em 2021, partimos dos indicadores chaves:
I – Comparativo de receita em vendas no ano de 2020 X 2021;
II – Quantidade de pedidos no e-commerce dos supermercados em 2021;
III – Ticket médio dos pedidos;
IV – Protagonistas do aumento nas vendas online dos supermercados.
I – Comparativo de receita em vendas no ano de 2020 X 2021
Em 2020 vivenciamos o boom das compras online em supermercados, para a Mercadapp foi um ano intenso de novos clientes e muita mudança em um curto espaço de tempo. Foi em 2020 que os nossos clientes bateram o primeiro recorde em vendas, chegando a 1 milhão, mal sabiam eles que isso representava apenas o início.
2021 chegou, com resquícios ainda do ano anterior, com a previsão de que a vacinação iniciaria e traria novamente um ar de retomada para o comércio e mesmo a passos mais lentos ela chegou.
Porém, mesmo com os avanços em 2021, relativos à vacinação e a retomada do comércio, o crescimento da receita de vendas do e-commerce dos supermercados foi de um aumento de 33,99%, chegando a superar o ano de 2020 que impulsionou as compras online nos supermercados.
II – Quantidade de pedidos no e-commerce dos supermercados em 2021
Com relação a quantidade de pedidos feitos no e-commerce dos supermercados parceiros da Mercadapp, o total de pedidos feitos chegou a casa dos 720 mil somente em 2021, com uma alta específica nos meses de março à abril – dado momento em que em algumas cidades o lockdown foi decretado como medida de contenção da pandemia.
Comparado a 2020 o crescimento foi de 39,64% no aumento dos pedidos em 2021, pois além dos supermercados já estarem mais acostumados com a nova tecnologia de vendas, somou-se o fato de um novo perfil de consumidores cada vez mais digitais e focados em experiências únicas, como afirma a pesquisa conduzida pela PwC.
III – Ticket médio dos pedidos
Sabemos que não foi um ano fácil para a economia brasileira no ano de 2021, diversos setores foram impactados com a alta dos preços, principalmente pela redução do poder de compra do consumidor.
O varejo supermercadista, mesmo passando por um ano intenso com a instabilidade econômica, chegou ao final de 2021 com uma previsão de crescimento de 0,25%. Com campanhas intensas de outubro a dezembro, vimos o varejo supermercadista chegar a um ticket médio de R$: 208,00 durante a Black Friday e somar uma receita total 22% maior que a de dezembro de 2020.
O desafio das vendas online foi em alguns aspectos superado pelos supermercados que esse ano investiram em intensas campanhas de atração e fidelização do consumidor online.
IV – Os protagonistas do aumento nas compras online dos supermercados
Lembra que em agosto, logo no início do segundo semestre trouxemos aqui no blog um artigo com as 9 categorias de produtos que mais venderam no e-commerce?
Essas foram algumas das categorias que tiveram destaque no ano de 2021, porém trouxemos uma atualização mais recente desses produtos, confere o Top 10:
1 – Bebidas (Cerveja e Bebidas lácteas);
2 – Mercearia (Flocão de milho);
3 – Óleos (Vegetais);
4 – Mercearia ( Açúcar);
5 – Mercearia (Café);
6 – Limpeza (Água sanitária);
7 – Laticínios (Leite longa vida, creme de leite e leite condensado);
8 – Cereais (Arroz branco);
9 – Cereais (Açúcar);
10 – Massas (Macarrão).
Conseguimos observar que parte do Top 10 dos pedidos são itens que compõem a cesta básica, exceto a bebida alcoólica.
Nesse aspecto é importante ressaltar que esses itens são os considerados essenciais para o seu cliente no e-commerce, portanto: nada de deixar esses itens de fora do seu cadastro em 2022, hein?
Para 2022, o que esperar da compra online?
Para o nosso CEO Gabriel Gurgueira o item mais valioso para 2022 é a moeda do tempo:
“No online a ‘moeda tempo’ tem se mostrado cada vez mais um diferencial. Atender o cliente com uma entrega rápida bem como dentro de entregas agendadas em lacunas cada vez mais precisas têm por vezes sido o fator de diferencial para alguns clientes. O desafio aqui está em ter estrutura logística, seja própria ou de parceiros, para conseguir atender o cliente dentro de suas necessidades, e não simplesmente dentro da capacidade atual da loja.”
Nesse aspecto 2022 exigirá entregas cada vez mais rápidas até o cliente e isso com bastante organização e uma tecnologia que facilite esse processo.
Esse reflexo já vem sendo notado nos pedidos feitos pelos consumidores do e-commerce, pois atualmente a modalidade de entrega express tem uma participação média de 16% nos pedidos totais, como você tem trabalhado isso no seu e-commerce?
2022 já possui um ‘terreno preparado’ para ser o ano das experiências omnichannel, visto que o cliente está cada vez mais atento e antenado às novas formas de consumir, com isso o preparo e o planejamento se tornam itens essenciais nesse percurso.
Seu supermercado ainda não conta com uma plataforma que integra e proporciona uma boa experiência ao seu cliente? Está na hora de melhorar sua performance online, fale agora mesmo com um de nossos consultores.