fbpx

App para mercado: 8 motivos que fazem os clientes desistirem da compra

app_de_mercado
Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Você investe em um app para mercado e quando vem o momento da venda, vários clientes desistem? Afinal, o que será que deve estar acontecendo? Tem como mudar isso?

Bem, uma coisa é certa, já não dá mais para dizer que os apps não são úteis, ao contrário, a tecnologia tem impulsionado os resultados de muitos negócios, inclusive as lojas de supermercado.

Então a pergunta certa não é por que está acontecendo e sim como fazer para resolver, entendeu? Há diversos motivos de desistência e a proposta deste post é listar as principais e orientar sobre a melhor decisão.

Acompanhe!

Quais motivos levam um cliente a abandonar um carrinho de supermercado por conta do aplicativo?

Bem, antes de continuarmos, é importante ressaltar que há diversos motivos para o abandono de um carrinho de compras, desde uma falha no aplicativo até um simples esquecimento do cliente.

Porém, neste post, falaremos sobre as circunstâncias relacionadas ao funcionamento do app para mercado, entendeu? Acompanhe agora 8 dos principais motivos que levam o seu cliente desistir da compra.

1. Plataforma inadequada

Bem, é provável que você tenha investido em um aplicativo que não seja especializado em supermercados. Um app para mercado deve ter alguns recursos estratégicos como clube de benefícios, fidelização de clientes, dentre outras funcionalidades.

Vários outros pontos podem influir para uma experiência ruim do cliente como um design simples demais ou até mesmo de má aparência, além é claro da usabilidade do aplicativo. Dessa forma, é essencial que você saiba escolher o melhor app para o seu mercado.

2. Login logo no início

É fundamental que o aplicativo tenha sido desenvolvido pensando na experiência do usuário. Pensando como ele, é normal que o objetivo seja uma pesquisa inicial verificando preços e disponibilidade do produto.

O público atual é mais imediatista e muito menos paciente. Nesse ponto, a exigência de login logo na instalação do aplicativo ou antes da realização de uma compra pode acabar afastando o cliente. A melhor prática nesse ponto é que o login venha ao final do processo e seja rápido e simples.

3. Cadastro longo e complicado

Sempre pensando no consumidor, a experiência deve ser agradável e a usabilidade deve ser simplificada. Nesse sentido, o nível de burocracia do app tem que ocorrer na medida necessária.

Logicamente que não há como abdicar de um mínimo de informação do consumidor para evitar acesso de robôs e usuários mal intencionados, porém, o app para mercado deve ser desenvolvido com os dados mais comuns de clientes como:

  • nome;
  • CPF;
  • endereço de entrega; e
  • dados de pagamento.

4. Formas de pagamento que não atendem ao consumidor

Um foco muito importante que deve ser dado na hora do desenvolvimento do software é a experiência do consumidor. Uma das etapas cruciais na hora de fechar uma compra é a condição de pagamento que o app oferece.

Cada vez mais a tecnologia avança e oferece novas alternativas de pagamento. Hoje, por exemplo, temos visto um crescimento significativo das operações em PIX. Dessa forma, é importante que o app para mercado permita que o gestor escolha 3 ou mais alternativas para atender o consumidor.

5. Falta de incentivo/fidelização

Outra questão essencial para o funcionamento do aplicativo é a possibilidade de incentivos e fidelização. Algumas funcionalidades como envio de ofertas por meio de notificações são bem relevantes.

O oferecimento de um com descontos exclusivos para quem utiliza o app é outra estratégia interessante que evita a perda de clientes. Outros recursos são:

fale_com_consultor_tenha_app_para_mercado

6. Usabilidade do aplicativo

A usabilidade do aplicativo é um dos principais pontos que levam ao estresse do cliente e a consequente desistência de compra. Basta você se colocar no lugar dele e responder perguntas simples durante o uso como:

  • Está sendo difícil achar um produto?
  • É possível adicionar itens com facilidade?
  • Dá para encontrar as ofertas do dia rapidamente?
  • A finalização do pedido é simples e prática?

7. Checkout longo e complexo

Seguindo o caminho de compra do consumidor, após a escolha dos itens, tudo que ele quer é finalizar o processo com rapidez para gerar o processo de entrega.

Então, se nessa etapa ele encontra um formulário longo, burocrático e cheio de requisitos, tende a desistir da compra. Nesse sentido, o app para mercado deve ser preciso em solicitar apenas os dados essenciais para o fechamento da compra.

8. Falta de segurança

Mais um ponto fundamental na composição de um app para mercado excelente é o conjunto de mecanismos de segurança que ele oferece ao usuário.

Um aplicativo cheio de notificações, telas de publicidade e com funcionamento instável pode causar receios no usuário e acabar inibindo a finalização de uma venda.

Por que a Mercadapp é a melhor alternativa para resolver esse problema?

A Mercadapp oferece uma plataforma completa para e-commerce de supermercados. Trabalhamos a operação de ponta a ponta com dinamismo e integração, independente do tamanho da sua loja.

A nossa solução é especializada para atender supermercados e otimizar resultados de vendas online. Temos um mecanismo de integração com as lojas físicas para proporcionar uma experiência omnichannel ao usuário.

Depois de um trabalho sério e intenso, já vemos grandes resultados em nossos clientes. Isso pode ser comprovado por meio de números reais que a plataforma atingiu como:

  • venda de mais de 100 milhões de reais só em 2020;
  • mais de 500 mil pedidos entregues pelas lojas parceiras em 2020;
  • abrangência nacional com mais de 200 cidades espalhadas por 20 estados brasileiros.

Nosso app para mercado já é testado e validado por todos esses clientes. Nós temos recursos para personalização e oferecemos funcionalidades importantes para os clientes como site intuitivo e encarte digital.

Viu como essas questões parecem simples, porém matam suas vendas? Então, não desanime e planeje suas mudanças. Com as correções propostas, é certo que suas vendas subirão significativamente.

Neste post você conferiu os 8 principais motivos que levam os clientes a desistirem de uma compra em um aplicativo de supermercado. Além disso, descobriu o nosso trabalho e como o nosso app pode te ajudar.

Que tal fazer o seu app para mercado ser eficaz de uma vez por todas? Entre em contato agora com um de nossos especialistas e entenda melhor a nossa solução!

Categorias
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp