fbpx

5 maneiras de usar o WhatsApp para supermercados

WhatsApp para Supermercados
Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Sabia que existem várias formas de utilizarmos WhatsApp para supermercados? Essa ferramenta tem potencial para contribuir com o relacionamento mais próximo com seu cliente.

Por meio dela, podemos fazer o envio de mensagens automáticas, divulgar conteúdos, criar listas de transmissão, entre outras aplicações. 

Mas para aproveitar apenas os benefícios que o WhatsApp oferece, ele deve ser utilizado do jeito certo.

Neste post você vai conferir algumas sugestões de uso deste aplicativo, a fim de explorar mais um canal em sua estratégia de e-commerce. Acompanhe!

Como usar o WhatsApp para supermercados?

O WhatsApp conta com diversos recursos que você pode usar em favor do seu supermercado, mas não é necessário utilizar todos. O ideal é considerar aquilo que funciona para o seu negócio e elaborar a melhor estratégia, adequada ao perfil do seu público e negócio. Veja a seguir algumas sugestões:

1. Criação de lista de transmissão

As listas de transmissão são recursos do WhatsApp para criar grupos com o objetivo de lançar um determinado produto ou uma promoção, direcionando os clientes para o app de compras. Você adiciona contatos que terão acesso a um conteúdo exclusivo. Também é uma boa alternativa para fazer sorteios e entregas de prêmios, conforme suas estratégias de vendas.

2. Cadastro de mensagens automáticas

Explore, também, o recurso das mensagens automáticas. Elas são uma resposta imediata que o cliente recebe quando entra em contato com a sua equipe pelo aplicativo. Outra ideia de uso é para informar quando o contato está sendo feito fora do horário de atendimento, dizendo quando a equipe retorna às atividades para responder.

3. Organização de conversas por etiquetas

 

Sabia que você pode separar os seus clientes por grupos no WhatsApp, classificando com etiquetas? Elas podem ser usadas para personalização organizar os clientes vip, aqueles que fazem parte de um programa de fidelidade, moram em um determinado bairro ou mesmo para cada filial.

4. Divulgação de diferentes conteúdos

Você pode divulgar conteúdos usando o WhatsApp para supermercados. Vale direcionar postagens com dicas para o dia a dia, a casa, receitas, falando sobre saúde, entre outros temas que sejam de interesse do seu público.

É uma forma de manter contato com ele e fazer parte da sua rotina.

5. Canal extra de relacionamento com o cliente

Você pode usar o WhatsApp como um canal a mais para manter a comunicação com os clientes, criando um relacionamento mais próximo. Pode enviar mensagens personalizadas, como em datas comemorativas ou no lançamento de novidades e atualizações no app de compras, disponibilizando os links de acesso.

É possível fazer vendas usando o WhatsApp?


O WhatsApp é uma excelente ferramenta de comunicação e interação com o público, mas não é o melhor canal de vendas online para supermercado. Ele complementa a estratégia de e-commerce, possibilitando o atendimento digital dos clientes, além de ser um canal rápido para direcionar o público para o app de compras.

Quando vendemos de forma direta pelo WhatsApp, a operação se torna muito arriscada para o supermercado. Há maiores chances de erros na hora de separar os pedidos e o atendimento demora demais.

Esse aplicativo não contém todas as ferramentas necessárias para fazer vendas. Portanto, o ideal é unir o WhatsApp a uma plataforma de e-commerce para supermercados, espaço onde o cliente vai escolher os produtos e criar sua lista de pedidos.

Não se esqueça de que o WhatsApp também tem um recurso que possibilita monitorar as estatísticas de engajamento do público. Acompanhar esses dados ajuda bastante a conferir quais resultados foram alcançados, para adequar as estratégias sempre que for preciso.

Fazendo um uso inteligente e estratégico do WhatsApp para supermercados você terá mais um canal de interação com seu público, mantendo a proximidade com ele. Além disso, vai otimizar o atendimento com mensagens imediatas, para que ele seja cada vez mais ágil e de qualidade.

Gostou das dicas? Então confira este outro post, que mostra como você pode encantar o seu cliente com o atendimento online!     

Quer receber conteúdos estratégicos como este?  Cadastre-se em nossa Newsletter e não deixe de se atualizar com conteúdos como este!

Categorias
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp