fbpx
Ir para o conteúdo
Logo da Mercadapp, é um M escrito de forma mais fluida
Plataforma de e-commerce para supermercado | Mercadapp
Início
Soluções
Blog
Seja parceiro
Portal da Industria
Inscreva-se na nossa Newsletter

Descubra 10 estratégias de frete grátis na logística para e-commerce

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Utilizar estratégias de frete grátis em logística para e-commerce é excelente para atrair clientes. Mas isso precisa ser feito de forma inteligente, para não gerar prejuízos.

Não há dúvidas que a Logística gera uma preocupação para os gestores, tanto em questões funcionais como em relação aos custos envolvidos por essa etapa essencial.

E se não há como abdicar dessa etapa, pelo menos é possível pensar em saídas estratégicas. Como fazer isso? Quando? Descubra as 10 melhores estratégias. Confira!

1. Compense em preços

Muitos clientes encontram produtos muito baratos na internet, no entanto, se frustram exatamente no momento de cálculo do frete. É isso que acaba gerando muitos carrinhos abandonados.

É claro que como lojista, você sempre verá com receio preços mais altos do que seus concorrentes, no entanto, se você conseguir uma compensação onde esse custo consiga ser equiparável ou menor que o custo total com frete, é certo que o cliente se sentirá mais atraído pela sua proposta. Mas vale lembrar que é preciso considerar diversos fatores para realizar essa equalização como:

  • custos com logística reversa;
  • gastos com funcionários do setor;
  • probabilidades de retorno, dentre outras.

2. Estabeleça um limite mínimo de compras

O raciocínio extraído do tópico anterior é que a sua lucratividade deve compensar os custos com logística, entende? Nesse caso, estabelecer um limite mínimo com base nesse estudo também deve ser uma excelente estratégia.

Exemplificando, se você tem um custo médio que gira em torno de 10 reais para cada compra, equalize os preços para que o valor final repassado ao cliente compense esse custo.

3. Use a estratégia em datas comemorativas

As datas especiais são muito importantes para atrair clientes. É normal que o gestor pense em promoções, ofertas, e outras situações. Em vez disso, oferecer frete grátis pode ser uma saída para destacar seu e-commerce dos demais e otimizar suas vendas.

Nós entendemos que é financeiramente inviável proporcionar em todas as vendas online um valor de frete grátis, no entanto, há  datas no calendário comercial que são bem suscetíveis para que haja esta estratégia. O grande segredo é se planejar para dar este benefício em uma data específica do mês, para assim atrair mais clientes na loja online.

4. Incentive mais compras

Vimos que um aumento na lucratividade tende a compensar naturalmente os custos logísticos. Nesse caso, incentivar o cliente a comprar 12 ou mais itens na forma expressa, ou ainda oferecer um frete grátis em uma segunda compra também pode gerar a compensação no conjunto da operação.

5. Identifique locais de entrega estratégicos

Mais um excelente insight, vamos explorar outro exemplo hipotético. Imagine que o seu e-commerce tem abrangência em toda a sua cidade, mas as entregas para bairros que estão num raio de até 5km são as mais fáceis, por ser o ponto mais próximo de sua loja.

Então, você pode usar esse bairro como local de partida e explorar bairros próximos para desenvolver estratégias de frete grátis, avançando gradativamente até pontos mais distantes.

Nesse caso, essas regiões podem ser consideradas estratégicas para oferecer frete grátis. Sempre lembrando que é fundamental verificar o equilíbrio dessas vendas e identificar a real compensação, caso contrário, a estratégia não será eficaz.

6. Escolha um ou mais produtos estratégicos

Você supermercadista, sabe que há produtos com maior margem de lucro. Nesse caso, é possível explorar essa categoria para oferecer frete grátis para clientes.

É fundamental que o lojista tenha esse cálculo bem preciso. Nem sempre apenas o preço impacta na lucratividade. Outros fatores como tributação, distribuição e embalagens podem influir para encarecer ou reduzir os custos com o produto.

7. Beneficie clientes fiéis

Sabe aquele cliente que está frequentemente visitando seu e-commerce e fechando compras? Pois é, não tem como ignorá-lo nas estratégias de frete grátis. Até porque, ele gera ganhos recorrentes e consistentes.

É fato que oferecer frete grátis para esse perfil não só aumenta ainda mais a sua satisfação, como pode gerar um embaixador da marca. Esse exemplo, pode incentivar até outras pessoas a fidelizar com a empresa para também conseguir a possibilidade de frete grátis.

plataforma completa de e-commerce para seu supermercado

8. Faça kits de produtos específicos

Outra boa saída é elaborar kits específicos e fazer promoções e frete grátis em cima deles. Em determinados casos, pode haver um excesso de estoque prejudicial para a empresa.

Nesse caso, com essa estratégia, o gestor pode girar essa mercadoria com mais facilidade e chamar a atenção do cliente com uma promoção e a possibilidade de frete grátis.

9. Otimize sua logística de entrega

É claro que não poderíamos deixar de mencionar uma das maiores estratégias que é o aprimoramento do seu processo de entrega. Demora e burocracia são pontos que afetam diretamente no abandono de carrinho e por consequência na lucratividade.

Muitos clientes encontram um bom preço, mas quando se deparam com longos períodos de espera, ou atrasos recorrentes simplesmente desistem de realizar a compra.

Nesse ponto, é fundamental que o seu sistema de entrega e cadastro sejam muito bem feitos para não afastar bons clientes. Um cadastro rápido e sistemas de fullfilment são boas dicas.

10. Tenha uma boa plataforma de acesso

Para fechar com chave de ouro, implemente um aplicativo de acesso aos clientes com as melhores funcionalidades para o seu negócio. Dentre as principais possibilidades, destacamos:

  • controle eficiente sobre estoque;
  • sistema de pagamentos; 
  • gestão de horários de entrega;
  • integração com empresas logísticas;
  • personalização no direcionamento de descontos para o frete.

Um e-commerce de sucesso para seu supermercado tem principalmente uma base de acesso bem desenvolvida e segura. Nesse cenário, a integração com o controle de estoque é fundamental para que o lojista possa explorar estratégias importantes como o oferecimento de frete grátis para os seus clientes.

Viu como há saídas para executar essa estratégia. É importante analisar com calma, realizar testes e levantar dados sólidos sobre as vendas e implantar essas estratégias de forma gradativa.

Neste post, você descobriu as 10 melhores estratégias de frete grátis na logística para e-commerce. É óbvio que esse custo é real e é praticamente impossível zerá-lo na teoria, mas na prática, essas estratégias são cruciais para conseguir essa façanha.

Se você deseja cada vez mais conhecimento sobre estratégias de frete grátis e logística para e-commerce, não deixe de acompanhar o nosso blog. Assine nossa newsletter!

PrevPost AnteriorVenda mais nas férias escolares: ações para seu supermercado delivery
Próximo PostAtendimento ao cliente de supermercado: como atrair e fidelizar?Next
Categorias
Posts recentes
  • Logística para supermercados: tudo que você precisa saber
    Logística para supermercados: tudo que você precisa saber
  • Marketing para supermercados: tudo que você precisa saber
    Marketing para supermercados: tudo que você precisa saber
  • Passo a passo do aplicativo Mercadapp
    Passo a passo do aplicativo Mercadapp
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

É hora de se destacar, vender online, fidelizar e conquistar novos clientes!

sobre
aviso de cookies
aviso de privacidade
portal de privacidade
termos
direitos do usuário

contato@mercadapp.com

  • Blog
  • Carreira Mercadapp
  • Home
  • Página de manutenção
  • Página Teste da Laura
  • Templates
 

Carregando comentários...